fbpx

Notícias

  • Como a configuração das cidades reflete o racismo e atrapalha a mobilidade

    Como a configuração das cidades reflete o racismo e atrapalha a mobilidade
    Maioria em regiões distantes dos centros, negros têm menor acesso a oportunidades e serviços. Investimentos públicos não corrigem cenário, que perpetua desigualdade Pretos e pardos formam mais de 70% da população de Belém, capital do Pará. Os bairros com menor percentual de negros entre seus habitantes são Reduto, Nazaré e Batista Campos. A menos de 5km …
    Leia mais!
  • Eleições 2020: o que precisa ser discutido para impulsionar o acesso sustentável e inclusivo à cidade?

    Eleições 2020: o que precisa ser discutido para impulsionar o acesso sustentável e inclusivo à cidade?
    ITDP Brasil compartilha materiais de referência para quem deseja atuar nas eleições para tornar a mobilidade urbana mais sustentável e equitativa As eleições municipais abrem uma importante janela de oportunidade para definição dos rumos que podem melhorar a qualidade de vida da população nas cidades brasileiras. Os debates sobre acesso a empregos e sobre a qualidade …
    Leia mais!
  • Como o serviço de transporte público no Brasil reflete o racismo estrutural

    Como o serviço de transporte público no Brasil reflete o racismo estrutural
    Em diferentes cidades, regiões com maior concentração de negros sofrem com problemas como a menor disponibilidade de linhas de ônibus e o alto valor das tarifas O racismo estrutural afeta o acesso, a oferta e a prestação dos serviços de transporte público no Brasil. Em diferentes cidades do país, regiões com maior concentração de pretos e …
    Leia mais!
  • A Cor da Mobilidade: ITDP lança reportagens sobre racismo na mobilidade urbana

    A Cor da Mobilidade: ITDP lança reportagens sobre racismo na mobilidade urbana
    Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo Entre os meses de setembro e dezembro deste ano, o ITDP Brasil irá publicar uma série de reportagens sobre o impacto do racismo estrutural nos deslocamentos de pessoas pretas e pardas nas cidades brasileiras. As ações fazem parte do projeto A Cor da Mobilidade, que tem como objetivo dar …
    Leia mais!
  • Inscrições para MobiliCAMPUS chegam ao fim. Confira os próximos passos

    Inscrições para MobiliCAMPUS chegam ao fim. Confira os próximos passos
    As inscrições para a última turma de 2020 da MobiliCAMPUS, plataforma de educação à distância criada pelo ITDP Brasil, chegaram ao fim na noite de ontem (13) com 1.009 pessoas inscritas. O ITDP trabalha agora na seleção de 300 estudantes com o objetivo de garantir diversidade de setor, gênero, raça e região de origem dos …
    Leia mais!
  • ITDP lança estudo sobre parcerias para a gestão de espaços públicos

    ITDP lança estudo sobre parcerias para a gestão de espaços públicos
    Além de reflexões e propostas para a gestão compartilhada de espaços públicos no Brasil, o estudo traz relatos das oficinas sobre o tema e exemplos de parcerias nacionais e internacionais No centro do Rio de Janeiro, pedestres não têm espaço suficiente para circular nas ruas. Este cenário se repete em outros centros urbanos Com o objetivo de …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS recebe inscrições para a última turma deste ano

    MobiliCAMPUS recebe inscrições para a última turma deste ano
    A MobiliCAMPUS, iniciativa lançada pelo ITDP no início de 2019, chega agora a sua última turma de 2020. A plataforma está com inscrições abertas até o dia 13 de setembro e busca pessoas interessadas em aprender sobre mobilidade urbana sustentável, tema que ganha ainda mais importância neste momento em que o setor de transporte público …
    Leia mais!
  • ITDP atualiza cálculo que avalia o percentual de pessoas que vivem próximas de estações de transportes

    ITDP atualiza cálculo que avalia o percentual de pessoas que vivem próximas de estações de transportes
    Com o novo cálculo, o indicador passa a considerar a distância real dos deslocamentos para chegar até uma estação Avaliar como as pessoas acessam os sistemas de transporte de média e alta capacidade é uma tarefa complexa que exige analisar diversas dimensões, como a localização das estações e a distribuição da moradia no entorno, além da …
    Leia mais!
  • Revista Piauí – Brasil precisa de um SUS no transporte público

    Revista Piauí - Brasil precisa de um SUS no transporte público
    Ônibus e trens ficaram ainda mais cheios na pandemia; contágio entre os mais pobres escancara abismo social no país Uma situação extrema como a pandemia de Covid-19 põe lente de aumento na forma de organização das sociedades. Vem à tona o que temos de melhor e de pior. Um sistema nacional integrado e público de saúde, …
    Leia mais!
  • Colabora – Em tempos de pandemia, prioridade para as bicicletas

    Colabora - Em tempos de pandemia, prioridade para as bicicletas
    Cidades investem em ciclovias e ciclofaixas temporárias para acelerar a recuperação das atividades econômicas e sociais Pouco mais de três meses depois de ser declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia e pouco mais de seis meses desde o primeiro caso de covid-19, ainda é difícil prever com exatidão quais as transformações resultantes …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content