fbpx

Notícias

  • Gestão da Mobilidade: saiba como os estacionamentos afetam a mobilidade urbana

    Gestão da Mobilidade: saiba como os estacionamentos afetam a mobilidade urbana
    A evolução da mobilidade nas cidades ao longo das décadas vem impactando diretamente não só na qualidade dos deslocamentos mas também na qualidade de vida de todos que vivem em áreas urbanas – em especial das pessoas mais vulneráveis em termos socioeconômicos. Na busca por alternativas que possam tornar a circulação mais confortável, segura e …
    Leia mais!
  • ArchDaily – Mobilidade urbana e primeira infância: a transformação das cidades

    ArchDaily - Mobilidade urbana e primeira infância: a transformação das cidades
    Cidades boas para as crianças são cidades boas para todos. São cidades mais humanas, que constroem comunidades mais sustentáveis e fortes. Por isso, mobilidade urbana e primeira infância têm tudo a ver. São intrínsecas, inerentes uma à outra. As crianças e seus cuidadores – sejam pais, avós, tios, primos ou babás – vivem mais a …
    Leia mais!
  • Gestão da Mobilidade: conjunto de estratégias para tornar as cidades mais inclusivas para as pessoas

    Gestão da Mobilidade: conjunto de estratégias para tornar as cidades mais inclusivas para as pessoas
    Faça o download A mobilidade vem se mostrando uma pauta de grande relevância frente aos novos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Mas a pergunta que fica é: seriam esses problemas tão novos assim ou o período pandêmico somente reforça questões que há anos deveriam receber maior atenção? Pensando nesses desafios, o ITDP Brasil lança a …
    Leia mais!
  • A importância de um sistema de ônibus sensível à primeira infância

    A importância de um sistema de ônibus sensível à primeira infância
    O atual modelo do sistema de transporte é pensado para atender um padrão de deslocamento casa-trabalho para fins produtivos, mas essa não é a realidade de todas as pessoas que circulam pela cidade. Idosos, por exemplo, se deslocam com maior frequência para acessar serviços, para receber cuidados, para visitar as famílias ou para socializarem. Não …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS: inscrições abertas para a última turma do ano

    MobiliCAMPUS: inscrições abertas para a última turma do ano
    Estão abertas as inscrições para a MobiliCAMPUS, plataforma de educação à distância do ITDP Brasil. Os interessados devem se candidatar até o dia 11 de julho. Em 2021, a plataforma ganhou uma série de novidades com o objetivo de aprofundar ainda mais as discussões sobre mobilidade urbana sustentável:  Novo curso de Gestão da Mobilidade trata do controle …
    Leia mais!
  • População negra e de baixa renda seria a maior beneficiada com a finalização do BRT TransBrasil

    População negra e de baixa renda seria a maior beneficiada com a finalização do BRT TransBrasil
    Em construção desde 2014 e com previsão de finalização para 2022, o BRT TransBrasil tem potencial para se tornar um dos corredores de BRT de maior capacidade do mundo. O corredor pode redefinir o uso e a ocupação da Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade e que no último ano liderou o ranking …
    Leia mais!
  • Deixando as vias expressas para trás

    Deixando as vias expressas para trás
    Vias expressas são soluções obsoletas. O investimento no transporte público e ativo é essencial para que as cidades em desenvolvimento superem as vias expressas e pulem direto para o futuro sustentável.  As vias expressas são estradas de acesso limitado em áreas populosas, desenhadas para permitir o tráfego motorizado em alta velocidade por longas distâncias. Algumas passam …
    Leia mais!
  • A relação entre a mobilidade urbana e o desenvolvimento integral infantil

    A relação entre a mobilidade urbana e o desenvolvimento integral infantil
    Foto: ITDP Brasil Pegar um ônibus para ir à praia, caminhar pela rua para chegar à escola ou pedalar até o parque podem ser grandes oportunidades para bebês e crianças aproveitarem os espaços públicos disponíveis pela cidade. Contudo, esse momento pode se tornar uma tarefa difícil e por vezes inseguras para os pequenos e seus cuidadores. Os …
    Leia mais!
  • Quais são os desafios de gênero, raça e renda na mobilidade?

    Quais são os desafios de gênero, raça e renda na mobilidade?
    Boletim #8 aborda a importância de avançar em políticas públicas que garantam o direito social ao transporte e que incluam as mulheres e as suas interseccionalidades Os sistemas de transportes tal qual conhecemos reproduzem as desigualdades de gênero, raça e renda existentes em nossa sociedade. Seja por meio da caminhada, do uso da bicicleta ou do …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS: confira as novidades da plataforma e faça a sua inscrição

    MobiliCAMPUS: confira as novidades da plataforma e faça a sua inscrição
    No ar desde 2019, a MobiliCAMPUS inicia o seu terceiro ano com o objetivo de oferecer cursos gratuitos sobre mobilidade urbana sustentável para pessoas interessadas no tema. A plataforma está com inscrições abertas para a primeira turma de 2021 até o dia 14 de março e traz novidades, como um novo curso sobre Gestão da …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content