fbpx

Gestão da Mobilidade

A gestão da mobilidade visa estimular o desenvolvimento de estratégias de mobilidade sustentável que conciliem deslocamentos eficientes e de qualidade com equidade no acesso à cidade. Trata-se de um conjunto de medidas que desestimulam o uso do automóvel e são capazes de estimular os transportes ativos e o transporte público.

 

O programa de gestão da mobilidade do ITDP Brasil objetiva a consolidação e a difusão do conhecimento sobre soluções para interferir no padrão de deslocamento da população rumo a um modelo com menor impacto social e ambiental. Neste sentido, desenvolve projetos ligados à racionalização da oferta de vagas de estacionamento, precificação do uso das vias e zonas de baixa emissão de carbono.

Atividades desenvolvidas:

• Identificação, documentação e disseminação de boas práticas nacionais e internacionais para gestão da mobilidade;

• Organização de atividades de capacitação de gestores e técnicos para a adoção de políticas viárias mais eficientes e sustentáveis, tais como regulação da oferta de estacionamento nas vias e em edificações, criação de zonas de baixa emissão de carbono, precificação do uso da via, entre outras;

• Articulação e apoio técnico para gestores no desenvolvimento de políticas e ações com foco na redução da utilização de veículos motorizados particulares.

• Desenvolvimento de estudos sobre os impactos da oferta de espaço para automóveis e a tarifação de automóveis e seus impactos sociais, ambientais nas cidades brasileiras.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo