fbpx

História

Fundado em 1985 nos Estados Unidos por ativistas pró-mobilidade sustentável, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) tornou-se ao longo dos seus 30 anos de atuação uma das organizações que lideram atualmente o debate, as ações e políticas para a promoção de transportes sustentáveis em todo o mundo. Em seus primeiros dez anos, o ITDP trabalhou para redirecionar empréstimos concedidos pelo Banco Mundial e outras instituições multilaterais para projetos de transporte público de alta capacidade, ao invés de investimentos em infraestrutura rodoviária urbana dedicada a veículos particulares. 

Atualmente, o ITDP atua em conjunto com governos e organizações da sociedade civil para apoiar, desenvolver e ampliar políticas de transporte sustentável; identificar, documentar e disseminar boas práticas relacionadas a planejamento urbano e de transportes; dentre outras. Para saber mais sobre a atuação do ITDP no Brasil, visite nossa página de Programas.

Linha do Tempo

2022

Quando o mundo começa sua recuperação gradual da crise da COVID-19, o ITDP volta aos eventos presenciais e trabalha para aproveitar a importância que a bicicleta e a mobilidade a pé ganharam durante a pandemia. Ao mesmo tempo, ajuda as cidades em todo o mundo a navegar no novo cenário do transporte público à medida que as pessoas retornam a esses serviços. Em 2022, os projetos de ônibus elétricos no Rio de Janeiro, Jinan, Jacarta, Monterrey e Pune alcançaram marcos importantes com o apoio do ITDP. Também trabalhamos com as cidades de Jacarta, Jinan, Cidade do México e Rio de Janeiro para dar passos importantes no planejamento de Zonas de Baixa ou Zero Emissão. O ITDP lança uma série de produtos e ferramentas de conhecimento - incluindo o Learning Hub - para ampliar o alcance nas principais regiões geográficas do mundo.

2022

No escritório brasileiro, o ITDP, em conjunto com outras organizações da sociedade civil, colabora para a entrada da pauta de mudanças climáticas e poluição local nos principais marcos legais de transporte público. O ITDP lidera a discussão sobre a necessidade da adoção de medidas de gestão da mobilidade que estejam atentas às desigualdades históricas do país. No Rio de Janeiro, contribui no desenvolvimento do Plano Cicloviário e no planejamento e implementação do programa A Caminho da Escola, com 18 intervenções espalhadas pela cidade. Além disso, o ITDP conduz oficinas de capacitaçaõ sobre uso de dados em 65 municípios brasileiros.

2021

O ITDP lança sua primeira campanha global, Cidades Pedaláveis, na COP-26 em Glasgow. Durante a pandemia da Covid-19, a mobilidade por bicicleta ressurgiu em todo o mundo como uma forma popular de transporte resiliente. O crescimento da bicicleta reflete um apetite muito real por alternativas seguras e sustentáveis aos carros que foram mal atendidos por muito tempo. A Campanha estabeleceu uma meta para redesenhar permanentemente as ruas e adotar políticas-chave para apoiar a mobilidade por bicicleta. O objetivo é que mais 25 milhões de pessoas vivam perto de ciclovias seguras até 2025, além de influenciar 250 cidades a projetar, adotar e implementar planos para se tornarem mais pedaláveis. No Brasil, Fortaleza, Niterói, Recife e Rio de Janeiro estão comprometidos com a meta.

2020

A pandemia do COVID-19 paralisa o mundo. O transporte público foi duramente atingido, pois as preocupações com a saúde pública mudaram fundamentalmente a maneira como as pessoas se moviam. Ao mesmo tempo, também foi uma solução para levar trabalhadores essenciais para seus empregos e continuou sendo a melhor forma de mobilidade para mover pessoas de maneira econômica e eficiente durante uma crise. O ITDP está na vanguarda do transporte público há mais de trinta anos — sempre entendeu que é parte integrante de qualquer cidade resiliente — e sabe que mais investimento em transporte público é a chave para uma recuperação equitativa.

2020

2020 também foi um ano em que muitos ao redor do mundo, e particularmente nos EUA, reconheceram injustiças raciais e sociais sistêmicas - o setor de transporte não é exceção. Em todos os lugares em que o ITDP trabalha, do Rio à Ruanda, há um conjunto único de circunstâncias que representam opressões e tensões profundamente enraizadas. É fundamental olharmos para soluções de infraestrutura urbana que atendam às necessidades de todas as nossas comunidades. O escritório da Brasil lança a iniciativa A Cor da Mobilidade, que tem como objetivo dar visibilidade a como os sistemas de mobilidade urbana são impactados pelo racismo histórico, e colaborar para que gestores públicos e organizações da sociedade civil reconheçam este problema estrutural. Além disso, o ITDP também avança na discussão sobre como as cidades devem ser projetadas para atender às necessidades de bebês, crianças pequenas e pessoas cuidadoras, com sistemas de mobilidade planejados com base em seus deslocamentos.

2019

O ITDP começa a trabalhar em Los Angeles, Califórnia, onde as mudanças climáticas e a qualidade do ar estão se tornando o centro das discussões e perspectivas dos constituintes. O ITDP Brasil lança a MobiliCAMPUS, plataforma de educação à distância para líderes municipais e servidores públicos brasileiros, que tem sido um enorme sucesso com longas listas de espera e mais de 500 estudantes por ano. Também no Brasil, Fortaleza sedia o MOBILIZE, que ajudou a melhorar a mobilidade sustentável, com redução nas mortes no trânsito a cada ano.  O governo de Adis Ababa, com o apoio do ITDP, anuncia uma estratégia ousada de transportes ativos como parte da luta da Etiópia contra as mudanças climáticas. O México implementa atividades que promovem a mobilidade a pé e por bicicleta para escolas, com o foco de melhorar as zonas de pedestres e a infraestrutura cicloviária. Transjakarta, o BRT de Jacarta continua a crescer e ultrapassa 600.000 passageiros diários.

2018

Transjakarta, o BRT de Jacarta, quebra o recorde de mais de meio milhão de passageiros por dia. Everett, Massachusetts pilota um BRT com o apoio e orientação do ITDP. O ITDP Brasil publica o estudo “O Acesso de Mulheres e Crianças à Cidade”, com foco nos deslocamentos das mulheres. O escritório brasileiro emerge como uma voz de liderança entre aqueles que defendem políticas e projetos que explicitamente vinculam e abordam gênero, mobilidade, renda e raça, a partir de uma perspectiva interessecional. Em Tianjin, na China, o ITDP inicia um projeto transformador de quatro anos financiado pelo Global Environment Facility e pelo Banco Mundial sobre Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOTS). No Brasil, o ITDP adiciona oito novos indicadores a plataforma MobiliDADOS, uma ferramenta online com informações sobre mobilidade urbana em diversas cidades brasileiras. Em Pune, Índia, o ITDP apoia a implantação de 25 ônibus elétricos e na adoção de uma política de estacionamento progressiva, uma das primeiras na Índia.

2017

O ITDP abre um novo escritório em Nairóbi, no Quênia, para apoiar projetos em toda a África. Dar es Salaam, na Tanzânia, inaugura o primeiro BRT da África Oriental e é a primeira cidade africana a receber o Prêmio de Transporte Sustentável.  No Brasil, o Ministério das Cidades adota os “Indicadores de Mobilidade Urbana” recomendados pelo ITDP para melhorar o monitoramento das políticas de mobilidade urbana.  A cidade de Nanning, na China, inaugura um sistema de BRT em parceria com o ITDP e GMEDRI. Uma viagem de estudo liderada pelo ITDP à Cidade do México inspira a cidade de Guangzhou, na China, a destinar 900 milhões de dólares para projetos de melhoria nos espaços públicos, na mobilidade por bicicleta e a pé. Como resultado de anos de apoio do ITDP e parceiros, a Cidade do México aprova uma política inovadora de reforma do estacionamento, abolindo os mínimos de estacionamento e estabelecendo os máximos. Estima-se que a política, uma vez promulgada, reduza até 90 toneladas métricas de CO2 por ano e inclua um mandato para apoiar habitação e transporte público acessíveis.

2016

O BRT Yichang ganha o Projeto de Melhor Desempenho do ADB e o Prêmio de Transporte Sustentável. A política de transportes ativos de Chennai e suas iniciativas de pedestrianização ganham o Prêmio Internacional de Sustentabilidade, e várias cidades se unem à iniciativa Cidades Inteligentes da Índia para investir em infraestrutura sustentável para regiões em rápido crescimento.

2015

O ITDP comemora 30 anos de promoção de transporte sustentável e cidades habitáveis, tendo, durante este tempo, trabalhado em mais de 100 cidades e em mais de 35 países, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas. Além disso, o ITDP influencia a adesão a iniciativas como o Dia Mundial Sem Carro em cidades como Chennai e Coimbatore, na Índia, e o programa Visão Zero na Cidade do México. Os novos sistemas de BRT de Yichang, China e Pune, na Índia, recebem aclamação regional e internacional. No Acordo de Paris e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, defendidos pelo ITDP e pelos nossos parceiros, a mobilidade urbana orientada às pessoas é reconhecida como estratégica para o futuro das cidades.

2014

No Brasil, o BRT TransCarioca, no Rio de Janeiro, recebe a classificação BRT Padrão Ouro. Outros dois corredores avaliados como Padrão ouro são inaugurados em Belo Horizonte. O ITDP lança uma versão atualizada do Padrão de Qualidade BRT, refinando e aprimorando os detalhes sobre a avaliação das melhores práticas. Chennai adota a primeira política de transportes ativos da Índia, garantindo que 60% do orçamento da cidade seja dedicado a iniciativas de caminhada e ciclismo. No Rio de Janeiro, são inaugurados 380km de infraestrutura cicloviária, e Belo Horizonte faz progressos significativos em direção à sua meta de 100km. São Paulo também inaugura 400km de infraestrutura dedicada a pedestres e ciclistas. Ganzhou, na China, lança um novo sistema de compartilhamento de bicicletas, complementando o recém-inaugurado corredor de BRT da cidade.

2013

Buenos Aires, na Argentina, promove a expansão do corredor de BRT na Avenida 9 de Julho, a mais larga do mundo. Na Cidade do México, a linha 5 do sistema de BRT Metrobús foi o primeiro corredor do país construído em um modelo de rua mais completo, com um projeto que integra áreas verdes e traz diversas medidas para tornar o entorno mais amigável para pedestres e ciclistas. O ITDP atualiza as publicações Padrão de Qualidade BRT e Padrão de Qualidade TOD, e lança a primeira versão da publicação Guia de Planejamento de Bicicletas Compartilhadas, em português e inglês.

2012

ITDP lança A Cidade Somos Nós, um programa especializado em propor soluções para o planejamento de transporte sustentável nas cidades. Nova Iorque, Cidade do México, Buenos Aires, Ahmedabad, Joanesburgo, Rio de Janeiro e Guangzhou foram cidades que adotaram algumas das práticas sugeridas pelo programa. Buenos Aires lança seu primeiro BRT com 12 quilômetros, constrói mais de 40 km de ciclovias e inaugura um sistema de bicicletas compartilhadas. Na Índia, o BRT de Ahmedabad faz uma expansão de 50 quilômetros e alcança o número de 130 mil passageiros/dia.

2011

ITDP lança A Cidade Somos Nós, um programa especializado em propor soluções para o planejamento de transporte sustentável nas cidades. Nova Iorque, Cidade do México, Buenos Aires, Ahmedabad, Joanesburgo, Rio de Janeiro e Guangzhou foram cidades que adotaram algumas das práticas sugeridas pelo programa. Buenos Aires lança seu primeiro BRT com 12 quilômetros, constrói mais de 40 km de ciclovias e inaugura um sistema de bicicletas compartilhadas. Na Índia, o BRT de Ahmedabad faz uma expansão de 50 quilômetros e alcança o número de 130 mil passageiros/dia.

2010

No 25º aniversário, o ITDP é premiado pelos sistemas de BRT implementados em todas as regiões de atuação. Ghangzhou, na China, inaugura seu sistema de BRT sendo o primeiro do mundo com integração ao metrô. Na Cidade do México, o maior sistema de bicicletas compartilhadas da América latina foi inaugurado com capacidade para mais de 10 mil usuários e 2.000 viagens por dia.

2009

A cidade de Ahmedabad na Índia inaugura seu primeiro sistema de BRT tendo o suporte técnico do ITDP. Joanesburgo, na África do Sul, inaugura seu primeiro sistema de BRT após um planejamento e construção de dois anos, esse BRT liga o município de Soweto ao distrito central de negócios, tornando-se o primeiro sistema de transporte público criado após o fim do apartheid. Também nesse ano é criado o escritório brasileiro. 

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo