fbpx

Notícias

  • MobiliCAMPUS: inscrições abertas para curso gratuito sobre mobilidade urbana sustentável

    MobiliCAMPUS: inscrições abertas para curso gratuito sobre mobilidade urbana sustentável
    A plataforma busca disseminar os princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), oferecendo um percurso de aprendizado sobre o tema. São duas turmas por ano, com número limitado de vagas Estão abertas as inscrições para a MobiliCAMPUS, a nossa plataforma de cursos gratuitos sobre mobilidade urbana sustentável. Desde 2019, a iniciativa já capacitou quase 4 mil pessoas de …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS: a cada ano, a plataforma torna as nossas cidades mais sustentáveis

    MobiliCAMPUS: a cada ano, a plataforma torna as nossas cidades mais sustentáveis
    Há quatro anos, a MobiliCAMPUS inspira líderes responsáveis pelo planejamento urbano a criar cidades em que seja possível caminhar e pedalar de forma segura, a pensar sobre a redução de emissões de poluentes globais e atmosféricos geradas pelo setor de transporte, e a tornar o acesso às oportunidades a todas as pessoas uma realidade Na missão …
    Leia mais!
  • Nossas cidades estão atendendo às demandas de bebês e crianças?

    Nossas cidades estão atendendo às demandas de bebês e crianças?
    Disponível em: português | inglês Mais de um bilhão de bebês e crianças vivem em ambientes urbanos. Mas a forma como as cidades são planejadas não consideram as suas necessidades e nem as das pessoas responsáveis por seus cuidados. Visando apoiar tomadores de decisão e profissionais de planejamento urbano e transportes na missão de melhorar o …
    Leia mais!
  • Mobilidade urbana e justiça climática: entenda como se relacionam

    Mobilidade urbana e justiça climática: entenda como se relacionam
    A 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças do Clima (COP-27) reuniu lideranças do mundo inteiro para discutir desafios, soluções e acordos para mitigar os efeitos da emergência climática globalmente. Entre os assuntos em destaque, está a necessidade de reduzir os impactos desiguais das mudanças do clima sobre as populações mais pobres e mais …
    Leia mais!
  • Há 13 anos ajudando a construir uma Cidade Pedalável no Rio de Janeiro

    Há 13 anos ajudando a construir uma Cidade Pedalável no Rio de Janeiro
    Com sede no Rio de Janeiro, o ITDP Brasil atua em diversas cidades brasileiras desde 2009 com projetos que buscam promover o transporte equitativo e sustentável. A mobilidade por bicicletas é um dos pilares deste trabalho. Na capital fluminense, o ITDP Brasil tem contribuído com ações que buscam fortalecer as políticas de estímulo ao uso …
    Leia mais!
  • Um ano da Campanha Cidades Pedaláveis

    Um ano da Campanha Cidades Pedaláveis
    Já se passou um ano desde que o ITDP anunciou a Campanha Cidades Pedaláveis na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), em Glasgow. Estamos orgulhosos de dizer que essa ousada campanha global fez progressos significativos desde que foi lançada. Agora, em plena COP-27, que acontece esse mês, queremos reconhecer as conquistas …
    Leia mais!
  • Precisamos de cidades compactas e eletrificadas para frear as mudanças climáticas

    Precisamos de cidades compactas e eletrificadas para frear as mudanças climáticas
    Reduzir as emissões de gases de efeito estufa do transporte urbano para limitar o aumento da temperatura global em 1,5 °C só é possível por meio da combinação de estratégias para promover cidades compactas e para induzir a adoção de veículos elétricos. Estudos diversos vêm indicando que, para evitar que a temperatura global suba mais de …
    Leia mais!
  • Tudo que você precisa saber sobre Áreas de Zero Emissão

    Tudo que você precisa saber sobre Áreas de Zero Emissão
    A necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor de transportes é urgente, e a implementação de medidas nesse sentido é tanto um desafio quanto uma oportunidade para as governanças locais. É o caso das Áreas de Zero Emissão (ZEAs, do inglês Zero Emission Areas), que são áreas das cidades …
    Leia mais!
  • Nexo – O novo normal da mobilidade precisa ser público e comum

    Nexo - O novo normal da mobilidade precisa ser público e comum
    Tornar as cidades mais justas e democráticas também passa por políticas de desenvolvimento urbano que distribuam as oportunidades no território Em janeiro de 2023, representantes eleitos para o Legislativo e os Executivos estaduais e federal assumem seus mandatos em um momento de crise planetária que afeta meio ambiente, economia, política, saúde pública, segurança alimentar, modelos de …
    Leia mais!
  • A equidade nas ruas começa com a reforma dos estacionamentos

    A equidade nas ruas começa com a reforma dos estacionamentos
    Nos últimos anos, diversos eventos climáticos ocorridos ao redor do mundo assolaram cidades, inclusive as brasileiras. Em 2022, chuvas intensas e deslizamentos em decorrência do solo encharcado devastaram a região serrana do Rio de Janeiro, especialmente a cidade de Petrópolis, que registrou 250 deslizamentos em um único dia. Algo semelhante ocorreu em Pernambuco, onde chuvas …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo