fbpx

Notícias

  • ITDP finaliza oficinas de capacitação sobre o uso de dados abertos para gestores públicos

    ITDP finaliza oficinas de capacitação sobre o uso de dados abertos para gestores públicos
    No último mês, mais de 100 representantes de municípios com mais de 80 mil habitantes foram capacitados para o uso e abertura de dados para a gestão do transporte público. A atividade foi coordenada pelo ITDP Brasil, no âmbito do projeto AcessoCidades, que é uma iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria …
    Leia mais!
  • Primeiro módulo das oficinas de capacitação sobre o uso de dados para chega ao fim

    Primeiro módulo das oficinas de capacitação sobre o uso de dados para chega ao fim
    Na última semana, foram finalizadas as oficinas do primeiro módulo do programa de capacitação sobre o uso de dados abertos para a gestão do transporte público coordenado pelo ITDP Brasil no âmbito do projeto AcessoCidades. O projeto é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación …
    Leia mais!
  • Estudo inédito aponta como considerar a realidade brasileira para financiar a mobilidade urbana

    Estudo inédito aponta como considerar a realidade brasileira para financiar a mobilidade urbana
    Vivemos uma crise no acesso ao transporte que se iniciou há décadas, afetando negativamente a qualidade de vida da população brasileira. O modelo de desenvolvimento urbano promovido no país concentrou as oportunidades de acesso, cultura e lazer nas áreas centrais das cidades – onde residem as pessoas ricas e em sua maioria autodeclaradas brancas. Esse …
    Leia mais!
  • ITDP realiza oficinas sobre o uso de dados para cidades brasileiras em parceria com FNP

    ITDP realiza oficinas sobre o uso de dados para cidades brasileiras em parceria com FNP
    Nesta manhã (26), mais de 60 municípios brasileiros ingressaram no programa de capacitação sobre o uso de dados abertos para a gestão do transporte público coordenado pelo ITDP Brasil no âmbito do projeto AcessoCidades. O projeto é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y …
    Leia mais!
  • ArchDaily – Iniciativa do Rio de Janeiro torna o deslocamento para a escola mais seguro

    ArchDaily - Iniciativa do Rio de Janeiro torna o deslocamento para a escola mais seguro
    Aproximadamente metade das crianças e jovens entre cinco e 14 anos mortas no trânsito no planeta são pedestres e quase um terço são passageiras de veículos motorizados. No Brasil, o trânsito é a principal causa de morte não-natural de crianças nessa faixa etária. De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, somente …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS: inscrições abertas para a última turma do ano

    MobiliCAMPUS: inscrições abertas para a última turma do ano
    Você já pode se inscrever para fazer parte da MobiliCAMPUS, plataforma de educação à distância do ITDP Brasil. As inscrições são limitadas e estão abertas até 17 de julho. Em 2022, trouxemos uma série de novidades com o objetivo de aprofundar ainda mais as discussões sobre mobilidade urbana sustentável. Foram adicionados dois novos conteúdos à …
    Leia mais!
  • Eleições 2022: gestores devem se comprometer em mudanças estruturais na mobilidade urbana

    Eleições 2022: gestores devem se comprometer em mudanças estruturais na mobilidade urbana
    Em busca de cidades mais justas que proporcionem qualidade de vida para a população, o ITDP compartilha materiais de referência para que a mobilidade urbana sustentável ganhe destaque durante o debate eleitoral Os temas em discussão nas eleições deste ano carregam uma série de desafios que se tornaram ainda mais sensíveis em vista da pandemia global. …
    Leia mais!
  • ITDP analisa fluxo de ciclistas para apoiar o Plano Cicloviário do Rio de Janeiro

    ITDP analisa fluxo de ciclistas para apoiar o Plano Cicloviário do Rio de Janeiro
    Disponível em: português Para fornecer insumos técnicos no desenvolvimento do Plano de expansão da rede cicloviária do Rio de Janeiro, o ITDP Brasil, em parceria com a Transporte Ativo e o LABMOB, realizou uma pesquisa para identificar o fluxo de ciclistas que chegam ao centro da cidade. A análise permite verificar as rotas mais utilizadas, servindo …
    Leia mais!
  • Passo a passo para incluir ônibus elétricos em sua rede de transporte

    Passo a passo para incluir ônibus elétricos em sua rede de transporte
    Lançamento do ITDP traz detalhes para que as cidades utilizem ônibus movidos a bateria em sua frota de ônibus. Além de ensinar como planejar as rotas, o estudo também apresenta propostas de financiamento e como carregar os novos coletivos Para termos cidades mais saudáveis, o setor de transporte precisa não somente acompanhar as discussões sobre as …
    Leia mais!
  • A Cor da Mobilidade: confira como foram as rodas de conversa

    A Cor da Mobilidade: confira como foram as rodas de conversa
    No segundo ano do projeto A Cor da Mobilidade, o ITDP Brasil continuou discutindo como o racismo afeta os sistemas de transporte. Nessa nova etapa, foram realizados três encontros virtuais com especialistas e ativistas que trabalham com mobilidade urbana para dialogar e refletir sobre os principais desafios e necessidades dos deslocamentos da população negra no …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content