fbpx

Notícias

  • MobiliCAMPUS: confira as novidades da plataforma e faça a sua inscrição

    MobiliCAMPUS: confira as novidades da plataforma e faça a sua inscrição
    No ar desde 2019, a MobiliCAMPUS inicia o seu terceiro ano com o objetivo de oferecer cursos gratuitos sobre mobilidade urbana sustentável para pessoas interessadas no tema. A plataforma está com inscrições abertas para a primeira turma de 2021 até o dia 14 de março e traz novidades, como um novo curso sobre Gestão da …
    Leia mais!
  • ITDP lança estudo que define perfil de residentes no entorno da infraestrutura de transporte

    ITDP lança estudo que define perfil de residentes no entorno da infraestrutura de transporte
    Desde 2015, o ITDP vem trabalhando na construção de indicadores que permitem mensurar as desigualdades na cobertura da oferta do transporte sustentável e do acesso aos serviços públicos com o objetivo de monitorar e analisar a efetividade da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Dois desses indicadores são o PNT (sigla em inglês para People Near …
    Leia mais!
  • Será que agora o TransBrasil sai?

    Será que agora o TransBrasil sai?
    O corredor de BRT TransBrasil está se tornando, a cada ano que passa, uma miragem longínqua para o carioca. Prometido para ser inaugurado em 2016, até hoje sua finalização continua parada. Apesar dos esforços da recém empossada gestão municipal para restaurar e reabrir muitas das estações de BRT fechadas nos últimos anos, ainda não foi …
    Leia mais!
  • 4 passos urgentes para melhorar a mobilidade carioca

    4 passos urgentes para melhorar a mobilidade carioca
    Realidade do sistema de transportes do Rio de Janeiro exige medidas urgentes capazes de melhorar o acesso às oportunidades A crise nos sistemas de transporte e as restrições de circulação impostas pela pandemia de Covid-19 trazem uma série de desafios para a nova gestão municipal na cidade do Rio de Janeiro. O transporte público já vinha …
    Leia mais!
  • Como a mobilidade dos negros no Brasil se relaciona com a questão ambiental

    Como a mobilidade dos negros no Brasil se relaciona com a questão ambiental
    Mais expostos à poluição e suas consequências, pretos e pardos ainda têm presença reduzidas nos debates sobre a crise climática Esta é a quinta reportagem do projeto A Cor da Mobilidade, que consiste em uma série de artigos acompanhados de entrevistas que vão abordar o impacto do racismo na mobilidade. Foto: Bruno Santos/Folhapress A jornalista Andréia Coutinho Louback …
    Leia mais!
  • ArchDaily – Gestão de espaços públicos na retomada pós-Covid: escala da cidade e escala da rua

    ArchDaily - Gestão de espaços públicos na retomada pós-Covid: escala da cidade e escala da rua
    Locais da vida em sociedade, os espaços públicos são elementos chave do bem-estar individual e coletivo. Constituem uma rede de áreas abertas como ruas, praças e parques, e também de espaços abrigados, como bibliotecas públicas e museus. Essa rede cumpre múltiplos papéis nas cidades, incluindo o lazer, o convívio social, a conservação ambiental, a circulação …
    Leia mais!
  • Colabora – Eletrificação do transporte público é solução urgente no pós-pandemia

    Colabora - Eletrificação do transporte público é solução urgente no pós-pandemia
    Melhorar a qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos brasileiros, só será possível com veículos elétricos O Brasil precisa aderir fortemente à eletromobilidade. E a porta de entrada é o transporte público brasileiro. Por várias razões. A principal delas, a urgência de mudanças que a pandemia da covid-19 evidenciou para que o País e o …
    Leia mais!
  • Boletim #7 apresenta desafios e propostas para facilitar o acesso aos estabelecimentos de educação

    Boletim #7 apresenta desafios e propostas para facilitar o acesso aos estabelecimentos de educação
    Foto: Prefeitura de Fortaleza Neste ano, a transição forçada para o ensino à distância escancarou as limitações do acesso à educação no Brasil. Em um país em que apenas um em cada quatro brasileiros não usa internet e muitos fazem o uso pelo celular, a possibilidade de acompanhar ensino remoto ainda é uma realidade distante para …
    Leia mais!
  • Por que meninas negras não aprendem a pedalar

    Por que meninas negras não aprendem a pedalar
    Como o machismo combinado ao racismo pode ter consequências decisivas na organização dos deslocamentos de mulheres negras no país Esta é a quarta reportagem do projeto A Cor da Mobilidade, que consiste em uma série de artigos acompanhados de entrevistas que vão abordar o impacto do racismo na mobilidade. Foto: Diário de Pernambuco O uso da bicicleta é …
    Leia mais!
  • Nota – Ações para segurança no trânsito ainda seguem despercebidas no Brasil

    Nota - Ações para segurança no trânsito ainda seguem despercebidas no Brasil
    No Brasil, apesar do número de mortos em rodovias e áreas urbanas ter apresentado declínio nos últimos anos, as medidas para a segurança no trânsito ainda são insuficientes e vêm apresentando retrocessos. Na manhã de ontem (25) mais de 40 pessoas morreram vítimas da colisão entre um ônibus e um caminhão, no interior de São …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo