fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

População negra e de baixa renda seria a maior beneficiada com a finalização do BRT TransBrasil

Em construção desde 2014 e com previsão de finalização para 2022, o BRT TransBrasil tem potencial para se tornar um dos corredores de BRT de maior capacidade do mundo. O corredor pode redefinir o uso e a ocupação da Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade e que no último ano liderou o ranking de colisões com vítimas. A avenida corta e divide uma série de bairros predominantemente de baixa renda, segregando e dificultando o acesso entre ambos os lados da via. A finalização das obras do corredor TransBrasil é uma oportunidade para reestruturação urbana desses bairros e aprimoramento dos espaços para os moradores e trabalhadores e visitantes da região. 

Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O ITDP calculou, com base nos dados do indicador PNT, dois cenários hipotéticos que mostram os resultados em termos de acesso com a finalização da TransBrasil. 

O primeiro avalia o percentual da população que atualmente acessa as estações de BRT a uma distância de 1 quilômetro do local de moradia e quanto seria esse quantitativo após o começo das operações do corredor. O resultado é promissor. Atualmente, 8,3% da população que ganha até 1 salário mínimo mora perto de uma estação de BRT. Com a finalização da obra esse número subiria para 12,7%. São mais de 120 mil pessoas de baixa renda que estariam mais perto de uma estação. Para a população negra, os números são ainda maiores. Quase 60% a mais de pretos e pardos estariam mais próximos de uma estação. Enquanto que para a população como um todo seria um crescimento absoluto de quase 250 mil pessoas, cerca de 44,2%.

O segundo cenário avalia não somente o BRT, mas toda a rede de estação de média e alta capacidade, através do indicador PNT, inferindo assim o percentual de pessoas que seriam beneficiadas. Os cálculos mostram que cerca de 95 mil pessoas com renda até 1 salário mínimo teriam mais oportunidades de deslocamento e quase 190 mil para a população geral. Os números também são positivos para pretos e pardos, com aumento de 13,4%.

Os números não mentem. A TransBrasil tem um potencial de reduzir as desigualdades, principalmente para a população de baixa renda e de facilitar os deslocamentos da população no Rio de Janeiro e sua região metropolitana. Entretanto, só a sua finalização não será suficiente. A implementação do corredor TransBrasil precisa ser realizada na sua versão completa, com um corredor exclusivo até o centro da cidade e a finalização dos terminais Margaridas e Missões que garantem a conexão. Essa é apenas uma de várias recomendações que devem ser seguidas para que os resultados esperados sejam obtidos.

 

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo