fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Será que agora o TransBrasil sai?

O corredor de BRT TransBrasil está se tornando, a cada ano que passa, uma miragem longínqua para o carioca. Prometido para ser inaugurado em 2016, até hoje sua finalização continua parada. Apesar dos esforços da recém empossada gestão municipal para restaurar e reabrir muitas das estações de BRT fechadas nos últimos anos, ainda não foi definido o prazo para a inauguração do TransBrasil. Sua finalização é vital para a mobilidade dos cariocas. 

O potencial que o corredor possui para reduzir desigualdades e promover viagens rápidas, seguras e eficientes para a população da cidade e da região metropolitana está claro e já foi objeto de diversas pesquisas. A inauguração pode beneficiar até 58% dos cariocas, além de aumentar o acesso às oportunidades de emprego em 23% para a população de  baixa renda.

No entanto, esse benefício só será possível se o corredor seguir com exclusividade de passagem na via até o Centro da cidade, como um efetivo corredor BRT. A inauguração dos terminais Margaridas e Missões também são determinantes para reduzir as desigualdades socioterritoriais, pois garantem a integração e conexão para moradores da região metropolitana. Além disso, a chegada à região central tem potencial para impulsionar o programa de revitalização “Reviver Centro”, lançado este mês, no início da atual gestão.

O corredor também possui potencial para contribuir com a redução de emissões nocivas à saúde da população, principalmente com o uso de tecnologias de zero emissões, como é o caso dos ônibus elétricos. A conclusão do corredor e o início da sua operação, considerando o uso de veículos limpos, precisam constar no plano de metas e estar entre as prioridades da nova administração. 

Confira abaixo os materiais que o ITDP já lançou para reforçar a importância do BRT TransBrasil e orientar sua implementação:

As obras do BRT TransBrasil não podem continuar atrasando a vida da população carioca. Para a finalização do plano operacional e o início dos serviços no corredor, recomenda-se o uso do principal documento já escrito como guia para planejamento e operação de corredores de BRT, o Manual de BRT.

Saiba mais

4 passos urgentes para melhorar a mobilidade carioca
Desafios e propostas para facilitar o acesso aos estabelecimentos de educação
Compartilhe com a sua rede:

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo