fbpx

Notícias

  • Pandemia expõe falhas e amplia problemas do transporte

    Pandemia expõe falhas e amplia problemas do transporte
    ITDP e outras 35 organizações assinaram carta com posicionamento sobre impacto no setor que foi enviada para órgãos governamentais, municipalistas e empresariais Um total de 36 organizações da sociedade civil e movimentos sociais de todo o Brasil, que atuam na temática de mobilidade e direitos humanos, enviou uma carta a órgãos governamentais, municipalistas e empresariais com posicionamento unificado …
    Leia mais!
  • Archdaily – Mobilidade urbana em tempos de pandemia: o que podemos vislumbrar para o futuro da vida nas cidades?

    Archdaily - Mobilidade urbana em tempos de pandemia: o que podemos vislumbrar para o futuro da vida nas cidades?
    Playground interditado em Vancouver, Canadá (Foto: Rod Raglin / Creative Commons / Flickr) No momento em que este artigo é escrito, ainda é difícil vislumbrar o mundo pós-pandemia de COVID-19 que se espalhou por todo o planeta em apenas 3 meses desde que os primeiros casos foram detectados na cidade Wuhan, na China, em dezembro de …
    Leia mais!
  • Boletim #6 apresenta desafios e propostas para melhorar o acesso aos estabelecimentos de saúde

    Boletim #6 apresenta desafios e propostas para melhorar o acesso aos estabelecimentos de saúde
    A análise mostra que a população de baixa renda é a que leva mais tempo para acessar estabelecimentos de saúde de alta e média complexidade, como clínicas e consultórios O acesso a serviços essenciais de saúde ganham ainda mais importância na situação de uma pandemia global, como a que estamos vivenciando com a disseminação do novo …
    Leia mais!
  • MobiliDADOS mostra quanto tempo é necessário para chegar a estabelecimentos de saúde e educação

    MobiliDADOS mostra quanto tempo é necessário para chegar a estabelecimentos de saúde e educação
    A MobiliDADOS, plataforma de indicadores de mobilidade urbana do ITDP Brasil, foi atualizada com novos indicadores de acessibilidade. Os dados mostram quanto tempo as pessoas levam para acessar estabelecimentos de saúde e unidades educacionais nas cidades de Belém, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A análise, que contempla …
    Leia mais!
  • Enquanto os impactos do novo coronavírus aumentam, a micromobilidade preenche espaços

    Enquanto os impactos do novo coronavírus aumentam, a micromobilidade preenche espaços
    Com uma pandemia global interferindo diariamente na rotina das pessoas, muitas coisas estão mudando – inclusive a maneira como estamos nos deslocando. Com o objetivo de ajudar as cidades a definirem suas infraestruturas e fortalecer diversos modos de transporte, o ITDP apresenta a definição de micromobilidade. No momento em que esse texto é escrito, o novo …
    Leia mais!
  • Gestão compartilhada de espaços públicos é o tema de encontros organizados pelo ITDP

    Gestão compartilhada de espaços públicos é o tema de encontros organizados pelo ITDP
    O espaço público é a essência da vida urbana. É na rua – espaço público primordial das cidades – onde os habitantes convivem, interagem socialmente e realizam diferentes tipos de ações, como o comércio, o lazer ou a circulação. Nas últimas décadas, no entanto, a função de circulação – especialmente por meio do automóvel – …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS recebe 971 inscrições. Confira os próximos passos

    MobiliCAMPUS recebe 971 inscrições. Confira os próximos passos
    As inscrições para a primeira turma de 2020 da MobiliCAMPUS, plataforma de educação à distância criada pelo ITDP Brasil, chegaram ao fim na noite de ontem (15) com 971 pessoas inscritas. O ITDP trabalha agora na seleção de 300 estudantes com o objetivo de garantir diversidade de setor, gênero, raça e região de origem dos …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS abre inscrições e apresenta novidades

    MobiliCAMPUS abre inscrições e apresenta novidades
    Após o sucesso da MobiliCAMPUS em 2019, que contou com mais de 3000 inscrições, a plataforma de educação à distância criada pelo ITDP Brasil inicia o processo de inscrições para a primeira turma deste ano com novidades. Além da inclusão de novas entrevistas e publicações nas midiatecas, o ambiente virtual de aprendizagem dos alunos foi …
    Leia mais!
  • Eleições 2020: Orientações para uma Mobilidade Urbana Sustentável

    Eleições 2020: Orientações para uma Mobilidade Urbana Sustentável
    As eleições são uma valiosa oportunidade para refletir e debater com toda a sociedade o modelo de cidade em que desejamos viver. Neste documento, compartilhamos com você produtos relevantes, construídos com base em evidências, produzidos pelo ITDP Brasil que podem colaborar no aprimoramento do seu conhecimento sobre o tema e no direcionamento das suas conversas e …
    Leia mais!
  • Os ônibus elétricos estão chegando e podem tornar as nossas cidades mais sustentáveis

    Os ônibus elétricos estão chegando e podem tornar as nossas cidades mais sustentáveis
    Nas últimas décadas, as discussões sobre o enfrentamento dos desafios climáticos vem ocorrendo ao mesmo tempo em que sentimos os seus efeitos. Apesar de carros e motos serem os principais emissores de poluentes, os ônibus também têm uma participação significativa nas emissões de gases de efeito estufa e no aumento das doenças relacionadas à poluição …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo