fbpx

Notícias

  • Linha 4 do metrô do Rio: uma análise de suas contribuições para a Região Metropolitana

    Linha 4 do metrô do Rio: uma análise de suas contribuições para a Região Metropolitana
    Construída como parte dos investimentos em mobilidade urbana que precederam a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Rio, a linha 4 do metrô foi aberta ao público no dia 19 de setembro de 2016. O projeto original previa a construção de seis estações entre os bairros de Ipanema e Barra da …
    Leia mais!
  • ITDP apresenta estudo que destaca efeitos da implantação de estrutura cicloviária

    ITDP apresenta estudo que destaca efeitos da implantação de estrutura cicloviária
    A bicicleta é uma uma opção eficiente, barata e sustentável para muitas das viagens realizadas cotidianamente nas cidades. Quando respaldada por políticas públicas que garantam a segurança nos deslocamentos, pode substituir o uso de outras formas de transporte, aumentando a eficiência da mobilidade em geral. O estudo Implantação de infraestrutura cicloviária e seus efeitos: o …
    Leia mais!
  • Os custos invisíveis da habitação social

    Os custos invisíveis da habitação social
    Artigo de Clarisse Linke e Luis Lindau Desde que foi criado, em 2009, o Programa Minha Casa, Minha Vida recebeu elogios e críticas severas. Se não há dúvidas sobre a sua contribuição para reduzir o histórico déficit habitacional do país, com mais de 4,5 milhões de unidades entregues à população, não foram poucos os questionamentos quanto à …
    Leia mais!
  • Índice de Caminhabilidade: aplicação em Santo Cristo é lançada em evento com Sebrae

    Índice de Caminhabilidade: aplicação em Santo Cristo é lançada em evento com Sebrae
    No dia 26 de fevereiro, o Instituto de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) e o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) realizaram um evento para apresentação de dois estudos sobre as condições de desenvolvimento urbano do bairro Santo Cristo, região portuária do Rio. Um grupo …
    Leia mais!
  • Versão 2.0 do Índice de caminhabilidade traz indicadores aprimorados

    Versão 2.0 do Índice de caminhabilidade traz indicadores aprimorados
    O ITDP Brasil acredita que a caminhada é o meio de transporte mais fundamental, sustentável e democrático das pessoas na cidade. Estima-se que em cidades brasileiras com mais de 60.000 habitantes, 36% das viagens são realizadas a pé até os seus destinos (ANTP, 2014). O alto percentual de viagens feitas a pé acentua a importância …
    Leia mais!
  • Previsão de custos e garantia de recursos financeiros

    Previsão de custos e garantia de recursos financeiros
    A Oficina de Troca de Experiências em BRT, realizada em setembro de 2017 pelo ITDP Brasil, gerou contribuições significativas sobre os principais desafios e questões transversais identificados por gestores e operadores, no planejamento e gestão de sistemas BRT. Neste sexto e último post, exploramos o tema de previsão de custos e garantia de recursos financeiros. A …
    Leia mais!
  • Compartilhamento de soluções técnicas

    Compartilhamento de soluções técnicas
    A Oficina de Troca de Experiências em BRT, realizada em setembro de 2017 pelo ITDP Brasil, gerou contribuições significativas sobre os principais desafios e questões transversais identificados por gestores e operadores, no planejamento e gestão de sistemas BRT. Neste quinto post, exploramos o tema de compartilhamento de soluções técnicas. Gestores de sistemas de BRT ao redor …
    Leia mais!
  • Tragédia em Copacabana abre debate necessário sobre redução de velocidade

    Tragédia em Copacabana abre debate necessário sobre redução de velocidade
    Na noite de ontem (18/01), uma criança perdeu a vida e outras 16 pessoas ficaram feridas ao serem atropeladas no calçadão da orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Segundo a imprensa e testemunhas, o condutor – cuja habilitação encontra-se bloqueada – sofreu um mal súbito e perdeu o controle do veículo, atingindo os pedestres …
    Leia mais!
  • Inovação e aplicação de dados na gestão

    A Oficina de Troca de Experiências em BRT, realizada em setembro de 2017 pelo ITDP Brasil, gerou contribuições significativas sobre os principais desafios e questões transversais identificados por gestores e operadores, no planejamento e gestão de sistemas BRT. Neste quarto post, exploramos o tema da inovação e aplicação de dados na gestão. O transporte público está …
    Leia mais!
  • Engajamento de usuários e de recursos humanos

    A Oficina de Troca de Experiências em BRT, realizada em setembro de 2017 pelo ITDP Brasil, gerou contribuições significativas sobre os principais desafios e questões transversais identificados por gestores e operadores, no planejamento e gestão de sistemas BRT. Neste terceiro post, exploramos o tema de engajamento de usuários e de recursos humanos. A percepção e a …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo