fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Livro Cidades de Pedestres – A caminhabilidade no Brasil e no mundo ganha versão online gratuita

Victor Andrade (LABMOB - UFRJ) e Clarisse Cunha Linke (ITDP Brasil) durante o lançamento do livro no Rio de Janeiro

O livro Cidades de Pedestres – A caminhabilidade no Brasil e no mundo, lançado em 2017 pelo ITDP Brasil e pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ, agora pode ser acessado gratuitamente no site do ITDP Brasil. A publicação reúne estudos inéditos sobre caminhabilidade, conceito que revela a necessidade de repensarmos os nossos deslocamentos, já que as nossas cidades têm dedicado a maior parte da infraestrutura ao transporte motorizado individual em detrimento da mobilidade a pé.  

No total, 37 especialistas colaboram na produção do livro, que apresenta 16 capítulos sobre caminhabilidade em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Copenhague e Nova York. Dentre os colaboradores está o arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, uma das grandes referências mundiais em desenho urbano orientado para pedestres e ciclistas, e Janette Sadik-Khan, que revolucionou a mobilidade urbana de Nova York ao ocupar o cargo de secretária de transportes da cidade, entre 2007 e 2013.

Para Clarisse Cunha Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, o lançamento da versão eletrônica é fundamental pois “colabora para que mais pessoas tenham acesso ao livro e contribui para que a academia e demais setores da sociedade discutam a caminhabilidade e a mobilidade urbana sustentável de forma mais ampla”.

O livro foi lançado primeiramente em 2017 e contou com o apoio da Instituto Clima e Sociedade e do Instituto Cultural da Dinamarca.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content