fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP Brasil apoia intervenção temporária realizada pela Prefeitura de Sorocaba

No último dia 16 de fevereiro, a cidade de Sorocaba, localizada a 90 km de São Paulo,  recebeu uma intervenção urbana temporária com o objetivo de valorizar e ampliar o espaço do pedestre. A iniciativa faz parte do Programa de Alargamento de Calçadas da Prefeitura de Sorocaba, baseado no Plano Municipal de Mobilidade, e contou com o apoio do ITDP Brasil e da Citi Foundation. A rua da Penha, tradicional corredor comercial no centro do município, foi a escolhida para receber a sinalização removível e elementos de paisagismo que ficam no local até o dia 5 de março.  

A intervenção tem como finalidade melhorar o espaço dos pedestres e garantir a circulação de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, idosos e mães com carrinho de bebê. Segundo dados coletados pela Prefeitura, a caminhada é utilizada por 31% dos sorocabanos, mas apesar do número expressivo, o pedestre nem sempre tem infraestrutura adequada para se locomover com facilidade e segurança.

O alargamento das calçadas é necessário pois os automóveis ocupam um espaço físico significativo nas ruas e transportam, em média, entre um e dois passageiros.  Essa questão pode ser exemplificada por meio do método de contagens de pedestres, que foi feito no último dia 19 de fevereiro na rua da Penha, onde verificou-se que 1440 pedestres circularam durante 1 hora, enquanto 420 veículos passaram no mesmo período. Além disso, segundo dados da Prefeitura, cerca de 60% das pessoas chegam de ônibus ao local.

Com a mudança, a área que antes era ocupada por 17 vagas de estacionamento de automóveis e 15 de moto agora é utilizada temporariamente por pedestres.

Para Edilson da Silva, supervisor de trânsito da URBES (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba), o principal desafio no momento é fazer com que a população entenda os motivos da ação e os benefícios que a mudança traz para a cidade.

Durante o período da intervenção, o local está sendo palco de atividades culturais, como apresentações de escolas de samba, exposições de quadros e música ao vivo. Também estão sendo coletados dados que futuramente serão utilizados para avaliar o impacto da transformação. Caso a análise seja positiva, o projeto será implantado de forma permanente pela Prefeitura, com obra civil.

Tendência Mundial

A redistribuição do espaço da rua priorizando o deslocamento de pessoas ao invés de veículos é uma tendência internacional em cidades que buscam solucionar seus problemas de mobilidade urbana de forma sustentável. Cidades como Buenos Aires, Madrid e Nova York vêm ampliando significativamente o espaço destinado aos pedestres, ciclistas e transporte público nas suas áreas centrais nos últimos anos. No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro realizaram recentemente ações temporárias similares para dar maior segurança aos pedestres.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content