fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP e Prefeitura do Rio promovem intervenção urbana temporária em São Francisco Xavier

No rastro de outras experiências bem-sucedidas, foi a vez do Rio de Janeiro sediar uma ação de urbanismo tático com foco no pedestre. Nos dias 18 e 19 de novembro, o ITDP Brasil e a Prefeitura do Rio promoveram, com apoio da  Citi Foundation, uma intervenção urbana no entorno da estação de metrô de São Francisco Xavier, na Tijuca. O local recebeu mobiliário temporário, elementos de paisagismo e sinalização removível para ampliar a segurança e o conforto do pedestre. O propósito da ação foi demonstrar a importância de reduzir a velocidade dos veículos, por meio de modificações no desenho da rua, garantindo uma melhor convivência entre pedestres, ciclistas e condutores de veículos motorizados.

A população que transita por ali foi consultada sobre as modificações, que podem ser implementadas de acordo com a avaliação da Prefeitura sobre a recepção dos transeuntes. “As ações de urbanismo tático permitem que os gestores públicos se aproximem dos anseios da população, assim como permitem que a população compreenda melhor os propósitos das mudanças que deverão ser implementadas. Isso é saudável para ambos os lados e reduz resistências e distorções. É um passo importante dado pela Prefeitura do Rio”, afirma Clarisse Cunha Linke, diretora do ITDP Brasil.

Um encontro para discussão de ideias e uma capacitação feita com motoristas de ônibus, para a sensibilização sobre o tema, foram realizados  nos dias 13 e 14 de setembro. Danielle Hoppe, Gerente de Transportes Ativos do ITDP, apresentou a intervenção temporária e ouviu alguns dos atores mais diretamente interessados no projeto.

“Nós já conduzimos outras iniciativas com foco na segurança do pedestre  e na caminhabilidade no entorno das estações de transporte de média e alta capacidade, como em Santana e São Miguel, bairros de São Paulo. Estamos certos de que a efetividade de iniciativas como essa nos ajuda a tornar o desenho das ruas mais seguro e mudam, pouco a pouco, a cultura da sociedade sobre o uso deste e de outros espaços públicos”, enfatizou Danielle.

A iniciativa teve apoio da Rio Ônibus, Metrô Rio, Coppe-UFRJ, LABMOB e LAB-IT.

Confira abaixo imagens da atividade.

Fotos: Ila Ruana e João Pedro Rocha

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo