fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

MobiliCAMPUS: plataforma de educação à distância sobre mobilidade urbana sustentável

O ITDP Brasil apresenta uma grande novidade logo no início de 2019: está no ar a MobiliCAMPUS, desenvolvida pelo Instituto, com patrocínio do Itaú e do Instituto República. Trata-se de uma plataforma de educação à distância que oferece cursos gratuitos sobre mobilidade urbana sustentável com o objetivo de disseminar os princípios de DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável). Inicialmente estão disponíveis quatro cursos na plataforma, que também oferece materiais de apoio, fórum participativo e certificado de conclusão.

Para o ITDP Brasil, esta iniciativa é muito significativa, já que é uma excelente oportunidade para ampliarmos o impacto do nosso trabalho, que visa o desenvolvimento de ambientes urbanos mais sustentáveis e socialmente justos.

Como funciona?

A MobiliCAMPUS oferece cursos de aperfeiçoamento sobre os seguintes temas: Desenvolvimento Urbano, Mobilidade a Pé, Mobilidade por Bicicleta e Transporte Público. Cada curso possui 8 horas de duração, totalizando 32 horas caso o usuário complete todos eles.

Os conteúdos são introdutórios e estão estruturados a partir de três questões principais sobre cada tema abordado:

O que é?

Introdução de conceitos básicos e princípios;

Como planejar e implementar?

Orientações sobre planejamento e implementação de políticas e projetos;​

Como monitorar e avaliar?

Orientações sobre o monitoramento e avaliação de políticas e projetos;​

Opções de cursos disponíveis na plataforma

Cada curso conta com dois módulos, que possuem em média duas vídeo-aulas apresentadas por especialistas, além de apresentações disponibilizadas em pdf. A plataforma também oferece uma midiateca por curso composta por materiais de referência sobre os temas, como infográficos, vídeos e bases de dados. O conteúdo disponível tem como base publicações do ITDP, além de contar com referências de outras instituições e do marco regulatório brasileiro.

Com a finalidade de promover interatividade entre os alunos e a equipe do ITDP Brasil, a MobiliCAMPUS possui um fórum para que os estudantes troquem informações entre si e esclareçam dúvidas com os especialistas do ITDP Brasil. Dessa forma, a ferramenta estimula o aprofundamento dos conteúdos aprendidos.

O horário para assistir às aulas é livre e fica a critério do estudante. Após a conclusão de todos os cursos, há emissão de certificado.

Histórico

Esta iniciativa está inserida em uma estratégia mais ampla do ITDP Brasil para oferecer oportunidades de capacitação na área de mobilidade urbana sustentável. Somente nos últimos 5 anos, atingimos mais de 25 mil pessoas por meio de apresentações e atividades de capacitação, especialmente gestores e técnicos da administração pública ligados à política urbana. Com a MobiliCAMPUS, pretendemos facilitar e aproximar ainda mais o contato com este público a fim de influenciar o planejamento de cidades e regiões metropolitanas mais sustentáveis e com condições de acesso mais equitativas.

É importante destacar que os cursos também são destinados a membros de empresas dos setores de transporte, de tecnologia e do mercado imobiliário, a cidadãos e membros de organizações da sociedade civil, além de estudantes e docentes de graduação e pós graduação.

Como participar?

Ao longo deste ano, serão abertas três turmas na MobiliCAMPUS. A primeira se inicia no mês de abril, mas o período de inscrições acontece entre os dias 25/02  e 22/03. Não há limite de cursos por aluno: é possível participar de todos os quatro cursos disponíveis!

Mas atenção: o número de vagas é limitado, então garanta a sua a partir do dia 25 de fevereiro acessando este link. A inscrição é bem simples: basta acessar a MobiliCAMPUS, preencher o formulário gratuitamente, atentando-se às datas do cronograma.

Caso deseje ser notificado quando abrirem novas inscrições, clique aqui e receba o nosso aviso.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content