fbpx

Notícias

  • Continuidade política, regulação e contratos

    A Oficina de Troca de Experiências em BRT, realizada em setembro de 2017 pelo ITDP Brasil, gerou contribuições significativas sobre os principais desafios e questões transversais identificados por gestores e operadores, no planejamento e gestão de sistemas BRT. Neste segundo post, exploraremos o tema da continuidade política, regulação e contratos. A continuidade de projetos e políticas ao …
    Leia mais!
  • Integração na gestão e governança

    A Oficina de Troca de Experiências em BRT, realizada em setembro de 2017 pelo ITDP Brasil, gerou contribuições significativas sobre os principais desafios e questões transversais identificados por gestores e operadores, no planejamento e gestão de sistemas BRT. Neste primeiro post, exploramos o tema da integração na gestão e governança. O desenvolvimento de um sistema BRT …
    Leia mais!
  • Tendências e desafios nacionais na gestão de sistemas BRT

    Tendências e desafios nacionais na gestão de sistemas BRT
    Em setembro de 2017, o ITDP Brasil promoveu uma oficina de trocas de experiências sobre operação de sistemas BRT em nível nacional, organizada a partir da campanha de avaliação empreendida em 16 corredores de BRT no país, que empregou os critérios do Padrão de Qualidade BRT. A oficina  buscou trazer à tona desafios comuns vivenciados pelos …
    Leia mais!
  • Novos lançamentos do ITDP: Padrão de Qualidade DOTS 3.0 e Guia de Implementação de Políticas e Projetos de DOTS

    Novos lançamentos do ITDP: Padrão de Qualidade DOTS 3.0 e Guia de Implementação de Políticas e Projetos de DOTS
    Diante do desafio de construirmos cidades mais democráticas e padrões de mobilidade mais sustentáveis, o conceito de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) propõe a integração dos necessários investimentos em infraestrutura de transporte e das políticas de uso do solo. No ITDP, o conceito de DOTS serve de esteio aos programas. Todas as nossas reflexões, estudos …
    Leia mais!
  • MobiliDADOS: indicadores para o aprimoramento das políticas de mobilidade

    MobiliDADOS: indicadores para o aprimoramento das políticas de mobilidade
    Ao longo de 2017, trabalhamos continuamente na formulação de uma plataforma de divulgação de indicadores de mobilidade urbana. Agora, apresentamos a MobiliDADOS, uma base de dados que pretende contribuir com processos de elaboração, participação e controle social das políticas de mobilidade. O objetivo principal desta iniciativa é a colaboração para a construção de cidades mais equitativas …
    Leia mais!
  • Bolsões de estacionamento integrado: quando e como optar por esta política?

    Bolsões de estacionamento integrado: quando e como optar por esta política?
    A política de estacionamento nas cidades é um importante instrumento de gestão da mobilidade urbana. Racionalizar e cobrar a utilização das vagas em vias públicas e limitar a oferta de estacionamento próximo às estações de transporte público são duas estratégias que devem ser adotadas para desestimular o uso do automóvel. Combinadas, elas resultariam em menores …
    Leia mais!
  • Intervenção urbana temporária é tema de discussão na 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

    Intervenção urbana temporária é tema de discussão na 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo
    Ação foi realizada em Santana, bairro da Zona Norte de São Paulo, em 16 de setembro Com o desafio proposto pela 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, que este ano abordou o projeto como o instrumento capaz de combinar diversas disciplinas presentes no planejamento urbano, o ITDP Brasil realizou, em parceria com a Iniciativa Bloomberg …
    Leia mais!
  • Consórcio GITEC-ITDP Brasil e GIZ desenvolvem ações voltadas para a gestão da mobilidade urbana em Sorocaba e Uberlândia

    Consórcio GITEC-ITDP Brasil e GIZ desenvolvem ações voltadas para a gestão da mobilidade urbana em Sorocaba e Uberlândia
    Nos municípios de Sorocaba (SP) e de Uberlândia (MG) a melhoria da mobilidade urbana têm sido objeto do Projeto Demonstrativo de Estratégias de Gestão de Mobilidade Urbana, que está em desenvolvimento desde o início de 2017. Ele se insere no contexto do projeto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU), que faz parte da parceria entre …
    Leia mais!
  • ITDP lança metodologia para avaliar corredores de transporte de média e alta capacidade

    ITDP lança metodologia para avaliar corredores de transporte de média e alta capacidade
    Nos últimos anos o governo federal intensificou os esforços para ampliar os sistemas de transporte de média e alta capacidade nas cidades brasileiras. Diversos projetos de Bus Rapid Transit (BRT), Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), metrô e monotrilho foram construídos, contribuindo para aumentar a quilometragem da infraestrutura per capita nas cidades acima de 500 mil …
    Leia mais!
  • População será prejudicada com possível suspensão do BRT TransOeste

    População será prejudicada com possível suspensão do BRT TransOeste
    BRT TransOeste. Foto: Stefano Aguiar, ITDP Brasil. O ITDP recebeu com preocupação a notícia de possível suspensão do serviço de BRT no corredor TransOeste. Ao longo da tarde de ontem, o ITDP esteve em contato com os dois atores, SMTR e Consórcio BRT Rio, investindo esforços para a promoção de um diálogo que aponte para uma …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo