fbpx

Notícias

  • Colabora – Em tempos de pandemia, prioridade para as bicicletas

    Colabora - Em tempos de pandemia, prioridade para as bicicletas
    Cidades investem em ciclovias e ciclofaixas temporárias para acelerar a recuperação das atividades econômicas e sociais Pouco mais de três meses depois de ser declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia e pouco mais de seis meses desde o primeiro caso de covid-19, ainda é difícil prever com exatidão quais as transformações resultantes …
    Leia mais!
  • ArchDaily – O que é acessibilidade na mobilidade e nos transportes urbanos

    ArchDaily - O que é acessibilidade na mobilidade e nos transportes urbanos
    Nas aulas de matemática do ensino médio aprendemos que a velocidade média pode ser calculada a partir da razão entre a distância percorrida e o tempo gasto. Durante muitas décadas, o pensamento que impulsionou as políticas de transporte esteve ancorado nesta equação: acreditava-se que objetivo das ações era aumentar a eficiência dos sistemas e que, …
    Leia mais!
  • ITDP apresenta lições aprendidas durante a eletrificação de frotas de ônibus na China

    ITDP apresenta lições aprendidas durante a eletrificação de frotas de ônibus na China
    Com o objetivo de apresentar as razões que levaram a China a liderar o tema da eletrificação de frotas de ônibus, o ITDP Brasil realizou o webinar Operacionalização de frotas elétricas: o que as cidades chinesas podem nos ensinar? O evento contou com a parceria Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator (ZEBRA), liderado pelo ICCT e …
    Leia mais!
  • Como as experiências de urbanismo tático podem ajudar na retomada pós Covid-19

    Como as experiências de urbanismo tático podem ajudar na retomada pós Covid-19
    A crise da Covid-19 trouxe a necessidade de repensar a utilização dos espaços públicos e as diferentes formas de se locomover pela cidade. Para promover o distanciamento social e responder os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, muito países estão apostando nas ações rápidas e práticas do urbanismo tático. São medidas que transformam as …
    Leia mais!
  • O papel da regulamentação na transição para eletromobilidade

    O papel da regulamentação na transição para eletromobilidade
    A crise sanitária causada pela Covid-19 colocou em evidência desafios já vivenciados pelo transporte público nas últimas décadas. Com a diminuição significativa de passageiros, que chegou a mais de 70% em algumas cidades, o equilíbrio financeiro dos sistemas e a continuidade da oferta do serviço foram colocados à prova, e mostram que novos parâmetros precisam …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS recebe 950 inscrições. Confira os próximos passos

    MobiliCAMPUS recebe 950 inscrições. Confira os próximos passos
    As inscrições para a segunda turma de 2020 da MobiliCAMPUS, plataforma de educação à distância criada pelo ITDP Brasil, chegaram ao fim na noite de ontem (15) com 950 pessoas inscritas. O ITDP trabalha agora na seleção de 300 estudantes com o objetivo de garantir diversidade de setor, gênero, raça e região de origem dos …
    Leia mais!
  • Entidades da sociedade civil solicitam melhorias na agenda da qualidade do ar

    Entidades da sociedade civil solicitam melhorias na agenda da qualidade do ar
    Durante o período de pandemia, tanto nas grandes e médias cidades brasileiras, como em todo o mundo, estamos respirando um ar mais limpo como efeito direto da redução de atividades como a circulação de veículos motorizados, das atividades industriais e agrossilvopastoris. Considerando a volta das atividades pós-pandemia e pela garantia de direitos fundamentais à vida, …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS abre inscrições para a segunda turma deste ano

    MobiliCAMPUS abre inscrições para a segunda turma deste ano
    A MobiliCAMPUS, plataforma de educação à distância do ITDP Brasil, está com inscrições abertas. A iniciativa tem como objetivo oferecer conteúdos sobre mobilidade urbana sustentável, tema que ganha ainda mais importância neste momento em que o setor de transportes está buscando formas para lidar com a crise desencadeada pela Covid-19.  Para esta turma, além das novidades …
    Leia mais!
  • ITDP avalia percentual de pessoas próximas a infraestruturas cicloviárias

    ITDP avalia percentual de pessoas próximas a infraestruturas cicloviárias
    Para avaliar as políticas de ciclomobilidade com maior efetividade, o ITDP Brasil apura anualmente um indicador percentual de pessoas que vivem próximas da infraestrutura cicloviária (PNB sigla em inglês para People Near Bike Lanes). A partir da rede cicloviária disponível na plataforma CicloMapa, uma parceria do ITDP com a União de Ciclistas do Brasil (UCB), o …
    Leia mais!
  • Covid-19 e a política urbana: a densidade não é a vilã

    Covid-19 e a política urbana: a densidade não é a vilã
    Um único lar de idosos no Brooklyn (Cobble Hill Health Center), em Nova Iorque, registrou aproximadamente três vezes mais mortes por Covid-19 que a cidade de São Francisco, cinco vezes mais que Cingapura e nove vezes mais que toda Taiwan. A dramática situação vivida no estado levou o governador Andrew Cuomo a sentenciar a densidade …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo