fbpx

Notícias

  • A Cor da Mobilidade: confira como foram as rodas de conversa

    A Cor da Mobilidade: confira como foram as rodas de conversa
    No segundo ano do projeto A Cor da Mobilidade, o ITDP Brasil continuou discutindo como o racismo afeta os sistemas de transporte. Nessa nova etapa, foram realizados três encontros virtuais com especialistas e ativistas que trabalham com mobilidade urbana para dialogar e refletir sobre os principais desafios e necessidades dos deslocamentos da população negra no …
    Leia mais!
  • Entenda por que o Rio precisa de ônibus elétricos no BRT

    Entenda por que o Rio precisa de ônibus elétricos no BRT
      Lançado há dez anos, o sistema de BRT chegou à cidade do Rio de Janeiro como uma solução inovadora e eficiente de transporte de alta capacidade. Na época, a capital carioca acompanhou a tendência de cidades mundiais que investiam no sistema com operação exclusiva para promover eficiência, rapidez e qualidade para a população. Hoje, além …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS: inscrições para a primeira turma do ano

    MobiliCAMPUS: inscrições para a primeira turma do ano
    Estão abertas as inscrições para a MobiliCAMPUS, plataforma de cursos online e gratuitos sobre mobilidade urbana sustentável do ITDP Brasil. Sucesso de inscrições, desde 2019 mais de oito mil pessoas já se candidataram para as turmas e agora chegou a sua vez. Inscreva-se até o dia 20 de março! Assim como nos anos anteriores, a MobiliCAMPUS …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS: a iniciativa que está transformando as cidades

    MobiliCAMPUS: a iniciativa que está transformando as cidades
    Nos últimos anos ficou cada vez mais evidente a urgência de construirmos cidades mais resilientes, integradas, inclusivas e acessíveis, e parte desse desafio está na transição para uma mobilidade urbana mais sustentável e de baixo carbono. Para contribuir com o tema, o ITDP Brasil tem colaborado para a formação da atual e da próxima geração …
    Leia mais!
  • Ruas mais seguras para os estudantes de Realengo

    Ruas mais seguras para os estudantes de Realengo
    Ação piloto do programa A Caminho da Escola, promovido pela Prefeitura com o apoio do ITDP, torna o trajeto de crianças e adolescentes mais confortável e tranquilo Com a retomada das aulas e o aumento da circulação das crianças nas ruas, as medidas de segurança no trânsito ganham ainda mais urgência. Somente entre janeiro e agosto …
    Leia mais!
  • Pelo quinto ano, ITDP Brasil e Recife unem esforços em prol da mobilidade sustentável

    Pelo quinto ano, ITDP Brasil e Recife unem esforços em prol da mobilidade sustentável
    Capacitar técnicos e gestores para o planejamento cicloinclusivo e sua intersecção com a primeira infância: este foi o mote de uma série de oficinas realizadas pelo ITDP Brasil com profissionais da Prefeitura do Recife neste ano. A atividade marcou mais uma etapa da atuação do ITDP na cidade, reunindo técnicos da Secretaria de Planejamento, Gestão …
    Leia mais!
  • A importância do Distrito de Baixa Emissão e do Ciclo Rotas no contexto da pandemia

    A importância do Distrito de Baixa Emissão e do Ciclo Rotas no contexto da pandemia
    A mudança do clima não é um assunto novo, mas com o passar dos anos o tema está cada vez mais urgente. Modificações capazes de desacelerar esse processo são o alvo de discussões recorrentes. No mês de julho de 2021, por exemplo, a União Européia apresentou um plano ousado – visando reduzir pela metade a …
    Leia mais!
  • Precisamos de mais bicicletas nas ruas. Confira como iniciar essa mudança na sua cidade

    Precisamos de mais bicicletas nas ruas. Confira como iniciar essa mudança na sua cidade
    Cidades com maior número de deslocamentos por bicicleta tendem a ter cidadãos mais felizes e prósperos, que desfrutam de uma economia robusta e em crescimento. E isso sem incluir os efeitos positivos para a mitigação das mudanças climáticas. A bicicleta é a solução de transporte ideal para distâncias curtas, de até 8km, e o método mais …
    Leia mais!
  • Gestão da Mobilidade: como os transportes podem contribuir para desacelerar as mudanças do clima e melhorar a saúde da população

    Gestão da Mobilidade: como os transportes podem contribuir para desacelerar as mudanças do clima e melhorar a saúde da população
    Este texto faz parte da série Gestão da Mobilidade para cidades inclusivas, que explora estratégias capazes de tornar os sistemas de transporte mais inclusivos, equitativos e sustentáveis a partir do controle do tráfego de automóveis. Foto: Martin Meissner/AP Sempre que as mudanças do clima estão na pauta para discussão, os gases de efeito estufa (GEE) são citados …
    Leia mais!
  • Como criar cidades para as crianças pequenas?

    Como criar cidades para as crianças pequenas?
    Assim como para qualquer outro cidadão, a mobilidade urbana também desempenha papel fundamental nos deslocamentos de bebês e crianças. Entretanto, os sistemas de transportes não são pensados para atender aos desafios e necessidades dos pequenos, especialmente dos que têm até 6 anos. Essa é a faixa etária a que chamamos de primeira infância. Crianças nessas …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo