fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

MobiliCAMPUS Alumni: conheça a iniciativa lançada pelo ITDP para reunir ex-estudantes

Com o objetivo de promover uma formação continuada em mobilidade urbana sustentável, as pessoas que completam os cursos oferecidos pela MobiliCAMPUS e emitem o certificado de conclusão ganham acesso ao MobiliCAMPUS Alumni, um espaço dedicado aos ex-estudantes. A iniciativa está no ar desde 2020 e oferece conteúdos exclusivos, além de acesso permanente a parte dos materiais oferecidos durante o período de aulas.

“O fortalecimento de uma rede em torno do tema possibilita o aumento da troca de informações entre profissionais de diversos setores e pode contribuir para qualificar projetos e políticas públicas associadas ao tema” explica Iuri Moura, responsável por coordenar a rede que já conta com mais de 1.400 pessoas cadastradas.

O que o espaço alumni oferece?

Estudantes certificados que fazem parte do MobiliCAMPUS Alumni tem acesso a dois conteúdos exclusivos: o curso sobre mobilidade antirracista e sobre o uso de dados abertos para a gestão do transporte público.

Apresentado pela Fundação Rosa Luxemburgo a partir do acúmulo adquirido pela construção do Livro Mobilidade Antirracista, o curso aprofunda reflexões sobre políticas de mobilidade assumindo o racismo, o patriarcado e o sexismo como elementos definidores dos padrões de mobilidade que estruturam as cidades.

O curso é uma adaptação das oficinas do Programa de Capacitação sobre o Uso de Dados Abertos para a Gestão do Transporte público conduzido pelo ITDP Brasil no âmbito do projeto AcessoCidades. O conteúdo trata de aspectos estratégicos e operacionais necessários para a implementação, desenvolvimento e aprimoramento da gestão de dados abertos de transporte público coletivo. 

O espaço também conta com uma aula sobre ruas seguras e inclusivas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O conteúdo aborda os desafios enfrentados por essas pessoas e como os processos de planejamento urbano invisibilizam esses grupos. 

Também é possível fazer o download dos slides das aulas e acessar as referências bibliográficas dos cinco cursos da plataforma: Desenvolvimento Urbano, Mobilidade a Pé, Mobilidade por Bicicleta, Transporte Público e Gestão da Mobilidade. Os estudantes também têm a oportunidade de conferir os conteúdos adicionados após o período de aulas. “O processo de aprendizagem não se esgota ao fim das aulas, e sempre temos muito a aprender com outros colegas que atuam na área. Quando adicionamos um novo conteúdo à grade curricular, estudantes antigos também podem acessar a novidade”, comenta Clarisse Cunha Linke, diretora do ITDP.

O espaço também possibilita que os estudantes continuem em contato com a biblioteca virtual da plataforma. As Midiatecas possuem um acervo que reúne infográficos, base de dados e mais de 50 vídeos com diversos especialistas que tratam sobre os variados temas de mobilidade urbana sustentável. Para deixar o espaço mais dinâmico, o espaço realiza eventos exclusivos e também disponibiliza um mural para possibilitar o compartilhamento de oportunidades de emprego, novas publicações e capacitações.

Como funciona?

Após o término da turma, estudantes que concluem todos os cursos e emitirem o certificado recebem um e-mail com as informações de login para acessar o espaço. Para mais informações ou dúvidas sobre o MobiliCAMPUS Alumni, acesse a página de perguntas da MobiliCAMPUS ou envie um e-mail para suportemobilicampus@itdp.org

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo