fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

MobiliCAMPUS: a cada ano, a plataforma torna as nossas cidades mais sustentáveis

Há quatro anos, a MobiliCAMPUS inspira líderes responsáveis pelo planejamento urbano a criar cidades em que seja possível caminhar e pedalar de forma segura, a pensar sobre a redução de emissões de poluentes globais e atmosféricos geradas pelo setor de transporte, e a tornar o acesso às oportunidades a todas as pessoas uma realidade

Na missão de tornar as cidades e regiões metropolitanas brasileiras cada vez mais equitativas, o ITDP Brasil oferece desde 2019 cursos sobre mobilidade urbana sustentável para as pessoas que atuam na área. Conteúdos sobre desenvolvimento urbano, mobilidade a pé, mobilidade por bicicleta, transporte público e gestão da mobilidade fazem parte da formação oferecida gratuitamente. 

O principal objetivo da plataforma é disseminar conhecimento para que equipes de órgãos da administração pública, como gestores e técnicos que atuam com o tema. A expectativa é que estudantes utilizem os conteúdos das aulas para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades brasileiras por meio de soluções urbanas sustentáveis. 

Essa expectativa é compartilhada por Caio Correa, que completou os cursos no fim do ano passado. “A MobiliCAMPUS é uma grande fonte de conhecimento, enriquecedora e motivadora para buscar melhorar as condições do transporte no município onde eu vivo”. O estudante afirma que pretende utilizar o conhecimento adquirido para sugerir mudanças no planejamento da mobilidade urbana no município de Cambuci, no interior do Rio de Janeiro, onde atua como secretário de obras e serviços públicos. 

Rodrigo de Carvalho, que se formou há mais tempo e atua na gestão urbana da Prefeitura de Vitória, já conseguiu colocar os conhecimentos em prática. O arquiteto utilizou conteúdos das aulas sobre mobilidade ativa como ferramenta para humanizar o espaço público da capital do Espírito Santo. De acordo com Rodrigo, conhecer experiências de outros municípios por meio da plataforma foi essencial para potencializar as ações do Plano de Rotas Acessíveis de seu município.

Rodrigo e Caio fazem parte das mais de três mil pessoas que já realizaram os cursos. Somente no ano passado, a plataforma recebeu cerca de 1.000 estudantes. Desde que a plataforma está no ar, aproximadamente 400 cidades brasileiras e no exterior foram representadas. “Para o ITDP, este é um número muito relevante, já que o principal foco da MobiliCAMPUS é impactar regiões de todo o país. Queremos alcançar o maior número de pessoas possíveis que possam fazer mudanças rumo a cidades sustentáveis”, comenta Clarisse Cunha Linke, diretora da organização no Brasil.

Os cursos também são voltados para outras pessoas interessadas no tema da mobilidade urbana, como estudantes e professores acadêmicos, membros de organizações da sociedade civil, profissionais de comunicação e pessoas atuantes no setor privado em empresas de transporte, tecnologia, engenharia consultiva e incorporação imobiliária. O único pré-requisito é o desejo de promover transformações nas nossas cidades

A plataforma também se dedica a manter alunos e alunas que concluem os cursos conectados. Por meio do ambiente alumni, estudantes que emitem o certificado continuam com acesso à plataforma e à parte do conteúdo disponibilizado durante o período de aulas, como as apresentações, bibliografia e materiais extracurriculares. Conteúdos exclusivos também fazem parte das atividades oferecidas, como o curso sobre mobilidade antirracista e eventos. 

“O objetivo da rede alumni da MobiliCAMPUS é enfatizar que o tema da mobilidade urbana exige uma formação continuada. O processo de aprendizagem não se esgota ao fim das aulas, e sempre temos muito a aprender com outros colegas que atuam na área. Quando adicionamos um novo conteúdo à grade curricular, estudantes antigos também podem acessar a novidade”, comenta Clarisse. 

Confira alguns depoimentos de ex-estudantes:

Próximas turmas:

Quer impactar a sua região também? Em março abriremos uma nova turma. Atente-se às datas abaixo e clique aqui para inscrever seu e-mail e receber um aviso quando as inscrições abrirem.

  • 06/03 a 19/03: inscrições abertas no site MobiliCAMPUS;
  • 20/03 a 02/04: envio de e-mail para confirmação de interesse. Em caso de não confirmação, a vaga será cedida a outra pessoa da lista de espera;
  • 03/04 a 03/09: período de aulas.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo