fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Um ano da Campanha Cidades Pedaláveis

Já se passou um ano desde que o ITDP anunciou a Campanha Cidades Pedaláveis na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), em Glasgow. Estamos orgulhosos de dizer que essa ousada campanha global fez progressos significativos desde que foi lançada. Agora, em plena COP-27, que acontece esse mês, queremos reconhecer as conquistas que nossos parceiros e as cidades participantes fizeram no ano passado para nos aproximar da meta de ter mais 25 milhões de pessoas vivendo perto de uma infraestrutura cicloviária segura até 2025. Embora o caminho ainda seja longo, a Campanha ajudou a destacar os benefícios ambientais, sociais e econômicos da mobilidade por bicicleta – e nunca foi tão urgente que mais cidades e governos do mundo inteiro se juntassem a esse crescente movimento. 

Graças aos esforços das 28 cidades líderes e mais de 40 parceiros trabalhando em nível local, regional e internacional, a Campanha ajudou a estabelecer a bicicleta como um meio de transporte essencial, uma solução viável para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e criar espaços mais habitáveis e equitativos em todo o mundo. A pandemia da COVID-19 impulsionou o uso da bicicleta em 2020, pois as pessoas se voltaram para ela como mais do que apenas recreação, mas também como um meio confiável de transporte, entrega de bens e serviços, emprego e muito mais. Da Cidade do México a Adis Abeba, as cidades da Campanha responderam à pandemia implementando ciclovias de emergência e iniciativas de ruas abertas que atenderam à demanda do público. 

Agora, mais de dois anos depois, essas cidades reconhecem a importância de ter uma infraestrutura cicloviária robusta como parte de seus sistemas de transporte e continuam abrindo o caminho para políticas que promovem a mobilidade por bicicleta, melhoram o acesso de pedestres e recuperam o espaço urbano para as pessoas. A Campanha Cidades Pedaláveis assegura que essas cidades e parceiros tenham uma plataforma para trocar conhecimentos, compartilhar boas práticas e se inspirarem mutuamente.

Um olhar para trás

Em seu primeiro ano, a Campanha organizou eventos de alto nível, divulgou relatórios de pesquisas influentes e convocou parceiros e cidades para coletar ideias e fornecer apoio entre si. Alguns destaques incluem:

  • Entrando na Nova Agenda Urbana: antes da reunião de alto nível da Assembleia Geral da ONU em abril de 2022, a UN-Habitat, o ITDP e outros parceiros-chave sediaram o evento Entrando na Nova Agenda Urbana, com um painel de discussão que chamou a atenção para a bicicleta como um meio de transporte essencial na implementação da agenda. Assista ao vídeo de cobertura do evento. 
  • Benefícios econômicos da mobilidade por bicicleta: esse relatório, publicado em junho de 2022, demonstra como os investimentos em infraestrutura cicloviária podem gerar benefícios econômicos e sociais fundamentais para as cidades de todo o mundo. A Campanha organizou um webinário e uma conversa no Twitter Space para promover os resultados da pesquisa. 
  • Infraestrutura cicloviária segura para combater as mudanças climáticas:  lançado em outubro de 2022, esse estudo foi desenvolvido com o apoio da FIA Foundation e fornece as primeiras evidências empíricas que ligam diretamente a infraestrutura cicloviária à redução de emissões de gases de efeito estufa em cidades de renda média. Assista o webinário sobre o relatório e leia a cobertura do mesmo na Fast Company
  • Série de Conversas sobre Boas Práticas: a campanha promoveu uma série de reuniões virtuais com as cidades líderes para trocarem conhecimentos e ideias sobre tópicos específicos de interesse em comum. A série incluiu apresentações com boas práticas de: Bogotá e New Town Kolkata sobre mobilidade por bicicleta mais inclusiva; Cidade do México sobre sistemas de bicicletas compartilhadas; Glasgow sobre planejamento de redes cicloviárias; Jacarta sobre apoio à construção e integração da bicicleta com o transporte público; e de Kisumu sobre implementação de projetos de mobilidade por bicicleta em linha com um plano de mobilidade urbana sustentável a nível de cidade. 
  • Curso sobre mobilidade por bicicleta: esse curso é voltado para planejadores, profissionais e ativistas que reúne o contexto, orientações e estudos de caso para melhorar a mobilidade por bicicleta nas cidades. O curso está disponível apenas para membros da Campanha Cidades Pedaláveis e para quem assinou o compromisso – acesse-o aqui 

Para 2023, a Campanha Cidades Pedaláveis continuará a servir como um recurso para as cidades à medida que elas empreendem ambiciosos projetos de infraestrutura e redesenho de ruas e implementam programas para aproximar mais pessoas da bicicleta. O nosso objetivo é fazer isso através da realização de mais eventos e da criação de canais para que as cidades trabalhem em rede e aprendam umas com as outras, ao mesmo tempo em que se abre oportunidades de financiamento mais sustentável para projetos de mobilidade por bicicleta e apoio técnico local.

Destaques das Cidades Líderes

As cidades líderes da Campanha realizaram impressionantes redesenhos de rua, políticas de incentivo à mobilidade por bicicleta e outras reformas para dar destaque à bicicleta ao longo do último ano. Em 2022, as 28 cidades líderes da campanha já possuem um total combinado de 4.300 quilômetros de infraestrutura cicloviária segura, atendendo mais de 9 milhões de pessoas. De acordo com as metas da campanha, até 2025 esse número irá crescer para um total de 8.300 quilômetros, atendendo mais 25 milhões de pessoas. 

Alguns progressos surpreendentes feitos em todos os cantos do mundo: 

  • Na Indonésia, a capital histórica de Jacarta implementou 299 quilômetros de infraestrutura cicloviária, dos quais 73 quilômetros estão totalmente protegidos com estruturas com segregação robusta do tráfego de veículos. Essa conquista é 50% mais do que a meta inicial de Jacarta para 2022 de novos quilômetros de ciclovias. 
  • Cairo, Egito, o segundo maior centro metropolitano da África, é agora o lar de um novo programa de ciclovias, com planos para 500 bicicletas e 26 estações. O primeiro-ministro e o prefeito do Cairo participaram do evento de lançamento, sinalizando apoio para a mobilidade por bicicleta antes da região sediar a COP 27.
  • No México, a cidade de Zapopan revelou seu projeto “Estacionamento para bicicletas em toda parte”, que já está instalando bicicletários para 400 bicicletas em toda a cidade no último ano.
  • A cidade de New Town Kolkata, na Índia, concentrou-se em incentivar mais mulheres e meninas a andar de bicicleta, hospedando corridas e campos de treinamento somente para mulheres para tornar a bicicleta mais segura e acessível. O sistema de bicicletas compartilhadas de New Town Kolkata agora tem quase 1.000 bicicletas e a cidade instalou quatro quilômetros de ciclovias este ano.
  • Rio de Janeiro, Brasil, construiu mais de 24 quilômetros de ciclovias perto de 22 estações de transporte público ao longo de vias importantes para melhor conectar o sistema de transporte público com a rede de ciclovias e permitir viagens mais integradas e sem carros. 
  • A cidade de Glasgow, Escócia, organizou programas de construção de ciclovias como uma forma de incentivar mais meninas em idade escolar a participar e criar confiança na bicicleta, juntamente com a implementação contínua de ciclovias ao longo das principais vias.

O caminho adiante

Ainda há muito a ser feito para melhorar os deslocamentos por bicicleta. Mais cidades, tomadores de decisão e financiadores de transporte precisam pensar estrategicamente sobre como podem ajudar a tornar a bicicleta mais inclusiva, acessível e comum para todas as comunidades. Por exemplo, vimos como as desigualdades de gênero permitiram que os homens se beneficiassem desproporcionalmente do uso da bicicleta e que é necessário um esforço concentrado para garantir que a infraestrutura cicloviária apoie as necessidades de mobilidade das mulheres. Também é necessário que haja uma integração mais estratégica da bicicleta com o transporte público para garantir que as viagens multimodais possam substituir de forma realista a facilidade e o conforto das viagens de carro. Expandir o acesso aos deslocamentos por bicicleta com mais investimento em sistemas de bicicletas compartilhadas também é crítico, juntamente com a promoção da segurança viária através da redução dos limites de velocidade e da separação física entre ciclistas e pedestres e os veículos. Muitas cidades da Campanha têm trabalhado em projetos e políticas para abordar estas questões e continuarão a aprender uns com os outros para proporcionar que os deslocamentos por bicicleta sejam mais equitativos, confortáveis e agradáveis.

Em escala global, como observamos durante o lançamento da Campanha Cidades Pedaláveis, há um imperativo urgente para reduzir as emissões do transporte urbano, um imperativo que exige que as cidades e os governos em todo o mundo busquem um planejamento urbano compacto e promovam formas de mobilidade mais seguras, mais sustentáveis e mais equitativas. Através de ações de capacitação, disseminação e apoio técnico, a Campanha e nossos parceiros esperam continuar esta revolução global para transformar a maneira como as pessoas se movem e vivem. Começamos muito bem e não estamos diminuindo o ritmo agora – junte-se a nós!

 

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content