fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

MobiliCAMPUS: a iniciativa que está transformando as cidades

Nos últimos anos ficou cada vez mais evidente a urgência de construirmos cidades mais resilientes, integradas, inclusivas e acessíveis, e parte desse desafio está na transição para uma mobilidade urbana mais sustentável e de baixo carbono. Para contribuir com o tema, o ITDP Brasil tem colaborado para a formação da atual e da próxima geração de líderes como foco no aperfeiçoamento em mobilidade urbana sustentável a fim de influenciar o planejamento de cidades e regiões metropolitanas com condições de acesso mais equitativas.

Desde 2019, cerca de oito mil pessoas se candidataram para as turmas da MobiliCAMPUS e quase três mil foram selecionadas para fazer realizar os cursos oferecidos. Somente no ano passado foram mais de 1.800 inscrições. Dos mil estudantes selecionados, aproximadamente 32% eram do poder público. A plataforma também alcançou estudantes de 169 cidades na segunda turma de 2021, localizadas nas cinco regiões brasileiras e no exterior, um recorde desde o seu lançamento.

“A experiência foi sem dúvidas de um grande mergulho! Na verdade, um aprofundamento profissional necessário para melhor atuar no campo de gestão e planejamento de cidades.”
Munah Maleque Felicio
Câmara Municipal de Vitória
“O curso apresenta conceitos que todos os gestores e tomadores de decisão deveriam ter conhecimento. Caminhar rumo a uma cidade mais justa e sustentável, que converge Planos, Programas e Projetos para ampliar a rede da mobilidade ativa e do transporte público beneficia a todos!”
Juliana Dalbello
Prefeitura de Jundiaí

A plataforma oferece cinco cursos: Desenvolvimento Urbano, Mobilidade a Pé, Mobilidade por Bicicleta, Transporte Público e Gestão da Mobilidade. Esse último, adicionado em 2021, trata do controle de automóveis em áreas urbanas e visa compreender os problemas vinculados ao modelo de mobilidade atual que favorece historicamente o transporte individual motorizado.

O conteúdo dos cursos e dos materiais complementares estão sempre sendo atualizados e procuram responder às principais questões ligadas ao tema da mobilidade. Por isso, em 2021 também foi adicionado um módulo sobre mobilidade e mudanças do clima na grade curricular. As aulas se propõem a debater como o setor de mobilidade urbana contribui para as emissões de gases de efeito estufa, além de estratégias de mitigação e adaptação à mudança do clima.

Além das aulas elaboradas por especialistas, a plataforma oferece gratuitamente materiais de referência sobre os temas e um fórum para esclarecer dúvidas e trocar informações com outros estudantes e com a equipe do ITDP Brasil. E ainda há emissão de certificado após a conclusão dos cursos.

 Em 2022, a plataforma tem como meta atingir mil estudantes, sendo pelo menos 30% oriundos do poder público. Deste total de estudantes, 700 serão selecionados regularmente e 300 serão indicados por parceiros institucionais do ITDP. Importante ressaltar que os estudantes regulares serão selecionados por meio de critérios voltados à promoção da diversidade em termos de gênero, raça/cor e região. 

Os cursos são voltados para todas as pessoas interessadas no tema da mobilidade urbana: desde gestores e técnicos que atuam no setor público com o planejamento urbano e de mobilidade, até estudantes e professores acadêmicos, membros de organizações da sociedade civil, profissionais de comunicação e atuantes no setor privado em empresas de transporte, tecnologia, engenharia consultiva e incorporação imobiliária. O único pré-requisito é o desejo de promover transformações nas nossas cidades. 

“Material fundamental para o entendimento da influência do transporte público na organização das cidades e qualidade de vida das pessoas. Organizado de maneira cuidadosamente didática e com profundidade informativa muito, mas muito além da média.”
Marcello Cals
Intertechne
“A MobiliCAMPUS trouxe uma visão geral de todos os temas importantes no que se trata de mobilidade urbana sustentável e agregou conhecimento em assuntos mais específicos, como os relacionados às fases de implementação das medidas. Curso extremamente relevante e completo!”
Jaqueline Martin
Universidade Federal do Paraná
“A MobiliCAMPUS me proporcionou uma experiência ímpar, ao trazer o frescor das ideias jovens e inovadoras unidos a expertise de técnicos experientes. Muitas informações, dados e projetos já fazem parte de meu dia a dia, porém, meu olhar foi ampliado com a abordagem utilizada.”
Denise Braga de Andrade
SPTrans

MobiliCAMPUS Alumni

Outro ganho importante da plataforma é a formação da rede alumni, um espaço dedicado totalmente a ex-estudantes que completaram os cursos e emitiram o certificado de conclusão. A iniciativa nasceu do desejo de fortalecer ainda mais a rede de estudantes e promover uma formação continuada sobre mobilidade urbana sustentável em torno da plataforma. Já são mais de mil pessoas que continuam se capacitando com a MobiliCAMPUS mesmo após a finalização dos cursos.  

O espaço alumni oferece as apresentações das aulas dos cursos, as referências bibliográficas e permite que os estudantes continuem em contato com as midiatecas da plataforma, que possuem um acervo com infográficos, base de dados e mais de 40 vídeos com diversos especialistas que tratam sobre os variados temas relacionados à mobilidade urbana sustentável. Além disso, no ano passado foram oferecidos também três webinários exclusivos. 

O primeiro apresentou as inovações que Boa Vista e Fortaleza estão executando para a criação de um espaço urbano mais seguro, confortável e estimulante para a mobilidade e o desenvolvimento de crianças na primeira infância. Já o segundo  refletiu sobre como adaptar os transportes para reduzir as emissões de GEE e proteger as comunidades vulneráveis diante da crise climática em áreas urbanas. O último webinário, além de ser dedicado aos ex-estudantes, também foi aberto ao público geral e abordou como a cidade de São José dos Campos tem avançado na implementação de estratégias de gestão da mobilidade.

Quer fazer parte dessa rede? Fique ligado:

  • 07/03 a 20/03: inscrições abertas no site MobiliCAMPUS;
  • 21/03 a 03/04: envio de e-mail para confirmação de interesse. Em caso de não confirmação, a vaga será cedida a outra pessoa da lista de espera;
  • 04/04 a 04/09: período de aulas

Ainda tem dúvidas? Acesse a página de perguntas frequentes sobre a MobiliCAMPUS.

Este projeto é viabilizado por meio do apoio do Itaú e da OAK Foundation
Compartilhe com a sua rede:
Skip to content