fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Precisamos de mais bicicletas nas ruas. Confira como iniciar essa mudança na sua cidade

Cidades com maior número de deslocamentos por bicicleta tendem a ter cidadãos mais felizes e prósperos, que desfrutam de uma economia robusta e em crescimento. E isso sem incluir os efeitos positivos para a mitigação das mudanças climáticas.

A bicicleta é a solução de transporte ideal para distâncias curtas, de até 8km, e o método mais eficiente de transporte com propulsão humana. E ainda assim, com poucas exceções, a maioria das cidades continua a gastar a maior parte de seus orçamentos de transporte em ruas que destinam grande parte do espaço para automóveis. Apesar do crescente interesse global e popularidade da bicicleta na última década, ainda estamos longe das mudanças necessárias para usufruirmos de todo o potencial desse modo e de vê-lo como prioridade nas ruas. Com dados tão evidentes e a necessidade tão latente, por que não estamos vendo o real crescimento da mobilidade por bicicleta que precisamos?

Um grande motivo é que as agências de transporte municipais há muito tempo se concentram em um único objetivo: mover os carros pela cidade o mais rápido possível. O foco excessivo na fluidez do tráfego invisibilizou o potencial de outros modos de transporte, a ponto de, em muitos lugares, ser praticamente inviável se deslocar sem um automóvel. Mesmo que as cidades realmente queiram mudar de rumo, como muitas fazem, podem não saber por onde começar. Embora gestores municipais hesitem em investir em ciclovias devido à impressão de que poucas pessoas se locomovem em bicicleta, não há porquê  postergar. A construção de ciclovias protegidas e infraestrutura de apoio, como bicicletários, tem demonstrado estimular o uso da bicicleta nas cidades. Outros esforços, como a implantação de sistemas de bicicleta compartilhada, também expandem o acesso e trazem maior visibilidade à ciclomobilidade.

Para orientar as cidades, o ITDP apresenta o kit de ferramentas Mais Bicicletas: estratégias para promover a ciclomobilidade na sua cidade, com objetivo de ajudar as cidades a pensarem sobre as barreiras que impedem as pessoas de se deslocarem em bicicleta. O material também elabora um plano de ação personalizado para aumentar e qualificar rapidamente a mobilidade por bicicleta com base nas necessidades específicas de cada cidade. “Há uma grande riqueza de informações sobre como implementar projetos urbanos pró-bicicleta e política públicas que alavancam as tecnologias mais recentes e o pensamento global, mas pode ser difícil determinar por onde começar ou o que sua cidade deve priorizar”, diz a Gerente de Pesquisa do ITDP Global e autora do kit, Dana Yanocha. “Sabemos que a construção de ciclovias de qualidade leva as pessoas a andar de bicicleta, e o material leva isso em consideração. Mas também ilumina outros fatores, como o acesso à bicicleta e o fato de que muitas pessoas em grandes centros urbanos não aprenderam a pedalar, o que pode ser uma barreira”. 

Enquanto outros recursos, como o Índice da organização Copenhagenize, avaliam o quão amigáveis as cidades são para o uso da bicicleta com base em várias métricas, o Mais Bicicletas é orientado para a ação. Ele identifica as etapas imediatas e personalizadas que qualquer cidade pode implantar para lidar com as barreiras específicas à bicicleta, ao mesmo tempo que garante que as bases estão sendo estabelecidas para enfrentar os desafios de longo prazo.

Na Cidade do México, ciclovias permitem a usuários de todas as idades desfrutar de um transporte relaxante e sustentável

São três as etapas para usar o kit Mais Bicicletas:

Digite o nome da sua cidade e responda a algumas perguntas básicas sobre o acesso, segurança e condições para bicicletas. Considere a capacidade para projetar e implementar projetos voltados à bicicleta e identifique as medidas que sua cidade já tomou para melhorar as condições de mobilidade por bicicleta.

Receba uma lista de 10 ações que correspondem às necessidades e condições que você indicou na etapa anterior. Você pode classificar seu plano de ação por impacto, custo ou tempo.

Leia sobre as métricas sugeridas que o ajudarão a definir linhas de base e rastrear o progresso após as ações terem sido implementadas, e navegue por uma biblioteca de recursos de práticas recomendadas para design e implementação de várias ações.

Mudar a cultura das cidades de um foco voltado para os carros para abrir espaço nas ruas e nas mentes não é uma tarefa rápida ou fácil, mas é essencial para o futuro de nossas cidades e de nosso planeta. “As ações que recomendamos podem ser realizadas em qualquer cidade do mundo. Algumas são mais fáceis do que outras, mas dar o primeiro passo é realmente importante ”, diz Yanocha. “Se a sua cidade já é um lugar muito bom para pedalar, esta ferramenta pode ajudá-lo a dar o próximo passo para incentivar ainda mais uma mudança. Se sua cidade está começando a pensar na bicicleta como uma estratégia para melhorar as opções de mobilidade, isso lhe dará um ponto de partida.”

Acesse a ferramenta

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content