fbpx

Notícias

  • Estratégias para aumentar a efetividade dos investimentos federais em infraestrutura de transporte urbano

    Estratégias para aumentar a efetividade dos investimentos federais em infraestrutura de transporte urbano
    Nos últimos anos, o Brasil viveu um momento único para planejamento e implementação de projetos de transporte de média e alta capacidade. Além dos investimentos feitos em infraestrutura de transporte urbano, o país finalmente passou a contar com uma Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU, instituída pela Lei Federal n°12.587/2012). Após 17 anos sendo discutida …
    Leia mais!
  • Oficina sobre o projeto de requalificação urbana e segurança viária para a área 40 de São Miguel Paulista

    Oficina sobre o projeto de requalificação urbana e segurança viária para a área 40 de São Miguel Paulista
    Oficina sobre o projeto de requalificação urbana e segurança viária para a área 40 de São Miguel Paulista foi realizada, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, em São Paulo. O evento é parte das atividades apoiadas pela Iniciativa da Bloomberg para Segurança Viária Global e foi realizado com a colaboração da Prefeitura de São Paulo, …
    Leia mais!
  • As cidades somos nós – Desenhando a mobilidade do futuro

    As cidades somos nós - Desenhando a mobilidade do futuro
      O Programa “As Cidades Somos Nós” (do título original em inglês “Our Cities Ourselves”) foi lançado em junho de 2010 em Nova York com objetivo de fortalecer o trabalho do ITDP na promoção do transporte sustentável, principalmente fora dos círculos especializados. Os projetos combinam pensamento visionário com soluções pragmáticas e buscam inspirar planejadores urbanos, especialistas em …
    Leia mais!
  • Desenho Urbano e Segurança Viária: requalificação de áreas de baixa velocidade em São Miguel Paulista

    Desenho Urbano e Segurança Viária: requalificação de áreas de baixa velocidade em São Miguel Paulista
    O número de mortes no trânsito na cidade de São Paulo caiu cerca de 21,4% durante a maior parte do ano de 2015, quando comparado ao mesmo período de 2014. É o que aponta estudo produzido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Foi justamente nesse período que a Prefeitura fortaleceu a política de redução dos …
    Leia mais!
  • Oficina Espaço Público e Mobilidade: os desafios da Maré

    Oficina Espaço Público e Mobilidade: os desafios da Maré
    Nos dias 28 e 29 de janeiro, o Instituto Pereira Passos (IPP), o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), a Secretaria Nacional de Habitação (SNH/MCidades) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ, Redes de Desenvolvimento da Maré e Observatório de Favelas realizaram em parceria a oficina “Espaço Público e Mobilidade: os …
    Leia mais!
  • Aproveitar a cidade existente para criar uma cidade justa

    Aproveitar a cidade existente para criar uma cidade justa
    . Marcado em vermelho, o residencial Coimbra, parte do Complexo Jesuítas, na Estrada dos Palmares. Em verde, o distante BRT Transoeste Por Clarisse Cunha Linke Soa bastante óbvio dizer que urbanistas e planejadores urbanos devem abordar temas como transporte, habitação e emprego de maneira conjunta. No entanto, durante grande parte do século 20 não foi isso que aconteceu. …
    Leia mais!
  • Papel do BRT TransCarioca na redução da desigualdade social e acesso à cidade do Rio de Janeiro

    Papel do BRT TransCarioca na redução da desigualdade social e acesso à cidade do Rio de Janeiro
    O BRT TransCarioca é o primeiro corredor de transporte público que conecta transversalmente a cidade. O corredor cruza áreas densas e bem consolidadas, com um déficit histórico de transporte público de qualidade. Atende 27 bairros das zonas norte e oeste do município, ligando o Terminal da Alvorada (Barra da Tijuca) ao Aeroporto Internacional Tom Jobim …
    Leia mais!
  • Olhar infantil mostra a importância de resgatar as ruas para uma mobilidade mais humana

    Olhar infantil mostra a importância de resgatar as ruas para uma mobilidade mais humana
    Um indicador se uma cidade é bem planejada, com mobilidade urbana bem articulada, é o olhar das crianças. Áreas onde as crianças preferem andar são provavelmente as áreas onde a cidade está mais desenvolvida, mais humana, mais agradável. Meus filhos compartilham comigo seus olhares. Julia, de sete anos, não gosta das pedras portuguesas porque as calçadas …
    Leia mais!
  • Mudança climática ameaça mobilidade urbana

    Mudança climática ameaça mobilidade urbana
    Se já é difícil manter a temperatura em veículos com ar condicionado, os que não têm equipamento adequado dificilmente poderão continuar circulando Passada a euforia das negociações do clima, em Paris, começam agora as análises mais cuidadosas sobre suas implicações. Um fenômeno raro aconteceu durante o COP-21: líderes mundiais se comprometeram com metas mais ousadas do …
    Leia mais!
  • Política de Mobilidade por Bicicletas e Rede Cicloviária de São Paulo: Análise e Recomendações

    Política de Mobilidade por Bicicletas e Rede Cicloviária de São Paulo: Análise e Recomendações
    A rápida expansão da malha cicloviária na cidade de São Paulo busca garantir a segurança dos atuais usuários de bicicleta e também atrair mais viagens para este modo. No período de 2013 a 2016, foram planejadas e estão em processo de implementação cerca de 400km de novas ciclovias e ciclofaixas em todas as regiões da …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo