fbpx

Notícias

  • Extra Conect@, evento sobre mobilidade urbana

    Extra Conect@, evento sobre mobilidade urbana
    Clarisse Linke, diretora-executiva do ITDP Brasil, foi uma das convidadas do evento promovido pelo Jornal Extra hoje (19/8/2015) no Rio de Janeiro, sobre mobilidade urbana e novos caminhos para as cidades. Ao seu lado, Jaime Lerner, uma das principais referências sobre transformação de cidades no Brasil. O evento foi promovido pelo Jornal EXTRA, em parceria com …
    Leia mais!
  • Mapa Interativo de BRTs no Rio de Janeiro

    Mapa Interativo de BRTs no Rio de Janeiro
    . Com o objetivo de contribuir com a adoção de melhores práticas em sistemas de BRT no Rio e qualificar o debate público em torno deste tema, o ITDP Brasil desenvolveu o Mapa Interativo de BRTs do Rio de Janeiro. Esse mapa é resultado de uma ampla pesquisa de ameaças e oportunidades nos quatro corredores do BRT da cidade: dois já em operação …
    Leia mais!
  • Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha (PHIS-Porto)

    Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha (PHIS-Porto)
    O ITDP Brasil vem acompanhando com atenção as discussões sobre a elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha (PHIS-Porto). Assim como outras organizações, consideramos que as propostas mais recentes, publicadas no site da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto, estão incorporando grande parte das reivindicações e demandas que surgiram durante as reuniões …
    Leia mais!
  • Vídeo: Cidades densas são cidades melhores

    Vídeo: Cidades densas são cidades melhores
    . . Segundo dados da ONU, até 2050, 75% da população estará vivendo nas cidades. Para absorver o crescimento de forma compacta e densa, as áreas urbanas têm que crescer verticalmente (adensamento), ao invés de horizontalmente (espraiamento). O adensamento urbano, focado na integração do transporte sustentável ao planejamento de uso do solo, é um dos princípios fundamentais do …
    Leia mais!
  • Sistemas de bicicletas compartilhadas terão ajustes nos contratos com os consumidores

    Sistemas de bicicletas compartilhadas terão ajustes nos contratos com os consumidores
    O ITDP Brasil está realizando um relatório de avaliação dos sistemas de bicicletas compartilhadas no Brasil, levando em conta os critérios de planejamento descritos no Guia de Planejamento de Sistemas de Bicicletas Compartilhadas, publicado em 2014 pelo ITDP globalmente (ver mais informações ao final). Como parte desse trabalho, o ITDP Brasil convidou o Instituto de …
    Leia mais!
  • ITDP Brasil promove reunião técnica sobre o programa Paradas Cariocas

    ITDP Brasil promove reunião técnica sobre o programa Paradas Cariocas
    O ITDP Brasil, em parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Studio-X Rio e Publica Arquitetos, realizou no último dia 29 de junho uma reunião técnica sobre o programa Paradas Cariocas. Estiveram presentes cerca de 30 participantes, técnicos de diversas secretarias e órgãos públicos, para entender e discutir as principais oportunidades e desafios do programa. Recentemente, …
    Leia mais!
  • ITDP Brasil no 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP

    ITDP Brasil no 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP
    O ITDP Brasil participou do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que aconteceu de 23 a 25 de junho em Santos, SP. Clarisse Linke, Diretora-Executiva do ITDP Brasil, participou da mesa A implantação de sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) e a expansão nas cidades brasileiras, moderada pelo jornalista da CBN Adamo Basani, e que também teve …
    Leia mais!
  • Workshop Desafios e Oportunidades para Expansão do Transporte de Alta Capacidade no Brasil

    Workshop Desafios e Oportunidades para Expansão do  Transporte de Alta Capacidade no Brasil
    O ITDP Brasil promoveu no dia 19 de junho, em Brasília, o workshop Desafios e Oportunidades para Expansão do  Transporte de Alta Capacidade no Brasil. Estiveram presentes 24 participantes de diversas organizações e de todo o país, que se reuniram para discutir como expandir os investimentos em infraestrutura de transportes de média e alta capacidade de forma a …
    Leia mais!
  • ITDP Brasil e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Rio de Janeiro

    ITDP Brasil e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Rio de Janeiro
    Após 17 anos sendo discutida dentro e fora do congresso federal, foi aprovada a Lei n°12.587/2012 instituindo a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza modos de transporte ativos e coletivos sobre os motorizados e individuais, e incentiva a integração modal na matriz de deslocamentos da população. O principal instrumento de gestão definido por essa …
    Leia mais!
  • Oficina Ruas Completas ao longo do BRT Transcarioca

    Oficina Ruas Completas ao longo do BRT Transcarioca
    Em agosto de 2014 o ITDP Brasil, em parceria com a Secretaria de Conservação da Prefeitura do Rio de Janeiro (SECONSERVA) promoveu a oficina Ruas Completas ao Longo do BRT Transcarioca: oficina de desenho e segurança viária, com objetivo de analisar o entorno de duas estações do BRT TransCarioca, Cardoso de Moraes/Viúva Garcia e Mercadão de acordo …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content