fbpx

Notícias

  • Atividade colaborativa para ampliação do programa Ciclo Rotas e App para celular

    Atividade colaborativa para ampliação do programa Ciclo Rotas e App para celular
    Um grupo formado por programadores, designers, urbanistas e usuários de bicicleta se reuniu na última quinta-feira, dia 21 de maio, no Studio-X Rio de Janeiro, para participar de uma atividade colaborativa, promovida pelo ITDP Brasil, Studio-X Rio e Transporte Ativo. O objetivo do encontro foi apontar soluções para a expansão do projeto Ciclo Rotas Centro a outras …
    Leia mais!
  • Quero uma Parada Carioca!

    Quero uma Parada Carioca!
    O Rio de Janeiro acaba de ganhar o Programa Paradas Cariocas, que regulamenta a instalação de parklets na cidade, por meio do Decreto Nº 39.983 de 10 de abril de 2015. A autorização será válida por um ano, podendo ser prorrogada, sendo os proponentes da Parada Carioca os responsáveis pela instalação, manutenção e remoção da estrutura, …
    Leia mais!
  • Veja como foi o encontro de reflexão sobre a política cicloviária do Rio de Janeiro

    Veja como foi o encontro de reflexão sobre a política cicloviária do Rio de Janeiro
    O ITDP Brasil, em parceria com a Transporte Ativo e o Studio-X Rio, promoveu no dia 16 de maio o encontro Política Cicloviária do Rio: como queremos avançar? com representantes da sociedade civil para construir de forma colaborativa diretrizes e ações para a política cicloviária da cidade. Esse encontro é o segundo de uma série de contribuições que o ITDP …
    Leia mais!
  • Entenda o Direito de Superfície no Rio de Janeiro e se ele será benéfico para a cidade

    Entenda o Direito de Superfície no Rio de Janeiro e se ele será benéfico para a cidade
    Está em tramitação desde o início de março o Projeto de Lei Complementar Nº 96/2015 que institui a aplicação do Direito de Superfície no Município do Rio de Janeiro. Este é um instrumento previsto pelo Estatuto das Cidades que abre a possibilidade de promover acesso a terrenos urbanos de forma alternativa ao processo de compra e …
    Leia mais!
  • Encontro Política cicloviária do Rio: como queremos avançar?

    Encontro Política cicloviária do Rio: como queremos avançar?
    A proposta do encontro Política Cicloviária do Rio: como queremos avançar? é construir de forma colaborativa um documento com diretrizes para a política cicloviária da cidade, com contribuições das principais organizações, movimentos, coletivos e indivíduos interessados na mobilidade por bicicleta na cidade. Esse documento será entregue à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e …
    Leia mais!
  • Mobilize Brasil: Salvador quer se tornar cidade amiga da bicicleta

    Mobilize Brasil: Salvador quer se tornar cidade amiga da bicicleta
    “No final de março, os ciclistas de Salvador realizaram o Ciclo Salvador, evento que debateu propostas para melhorar as condições de uso da bicicleta na capital baiana.” O evento contou com a participação do ITDP. Leia a matéria completa no site do Mobilize.
    Leia mais!
  • ITDP comemora trinta anos de fundação em 2015

    ITDP comemora trinta anos de fundação em 2015
    . Em 2015 o ITDP completa 30 anos! Durante as três últimas décadas, foram mais de 100 cidades em 35 países, nas quais o ITDP acompanhou diferentes projetos para melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas. . . Atuando em conjunto com governos e organizações da sociedade civil para apoiar, desenvolver e ampliar políticas de transporte sustentável, o ITDP também …
    Leia mais!
  • Conheça o programa Paradas Cariocas no Rio de Janeiro

    Conheça o programa Paradas Cariocas no Rio de Janeiro
    O Rio de Janeiro acaba de ganhar o Programa Paradas Cariocas, que regulamenta a instalação de parklets na cidade, por meio do Decreto Nº 39.983 de 10 de abril de 2015. Com isso, será possível a criação de plataformas niveladas em vagas de estacionamento que ampliarão o passeio público oferecendo áreas de convivência, espaços popularmente …
    Leia mais!
  • Superlotação no BRT Transoeste; como reverter o problema?

    Superlotação no BRT Transoeste; como reverter o problema?
    Nas últimas semanas alguns sistemas de BRT em operação no Brasil tem sido alvo de repercussão negativa na mídia, que tem questionado sua capacidade de oferecer um serviço de qualidade à população. No Rio de Janeiro, o BRT TransOeste foi o primeiro corredor a ser lançado e hoje enfrenta uma crise de opinião pública. Antes de …
    Leia mais!
  • Indicadores de qualidade da prestação de serviços

    Indicadores de qualidade da prestação de serviços
    O Rio Como Vamos elaborou um amplo estudo sobre mobilidade urbana em parceria técnica com o ITDP Brasil. De forma inédita, o trabalho propõe indicadores de qualidade de prestação de serviço de mobilidade capazes de medir, interpretar, avaliar e, consequentemente, aprimorar a qualidade de vida na cidade. O trabalho surgiu no contexto de duas oportunidades recentes no cenário …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content