fbpx

Notícias

  • Nova publicação analisa investimentos em sistemas de transportes no Brasil

    Nova publicação analisa investimentos em sistemas de transportes no Brasil
    Muitas cidades em todo o mundo têm enfrentado dificuldades para expandir suas redes de transporte de média e alta capacidade em escala e ritmo que atendam ao crescimento das populações urbanas, ao desenvolvimento econômico e aos impactos das mudanças climáticas. Para aprofundar o conhecimento sobre alternativas que respondam a estes desafios, o ITDP iniciou em 2013 …
    Leia mais!
  • ArchDaily: Projeto Ciclo Rotas Centro na Mostra de Arquitetura de Veneza

    ArchDaily: Projeto Ciclo Rotas Centro na Mostra de Arquitetura de Veneza
    Em resposta à proposição de Alejandro Aravena, diretor da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza – Reporting from the front, o curador escolhido pela Fundação Bienal de São Paulo Washington Fajardo apresentará a mostra “JUNTOS”. O projeto para o Pavilhão do Brasil busca evidenciar histórias de pessoas que lutam e alcançam mudanças na passividade institucional das …
    Leia mais!
  • Modelo TEEMP para Análise de Sistemas de BRT

    Modelo TEEMP para Análise de Sistemas de BRT
    O modelo TEEMP (da sigla original, em inglês, Transport Emissions Evaluation Models for Projects) é uma ferramenta baseada em Excel, gratuita, utilizada para avaliar o impacto  de  sistemas de  BRT planejados ou em operação em termos de emissões de gases do efeito estufa e de poluentes locais. Considerando o tamanho, a escala e a diversidade de …
    Leia mais!
  • Produção imobiliária e mobilidade urbana no Brasil

    Produção imobiliária e mobilidade urbana no Brasil
    O padrão de urbanização que vigora há algumas décadas no Brasil e em outras partes do mundo é uma das principais causas dos problemas de mobilidade enfrentados atualmente. Este padrão é marcado pelo espraiamento urbano, pela priorização do automóvel, pela segregação socioespacial e pelo desequílibrio territorial na oferta de oportunidades. Grande parte dos empreendimentos imobiliários propostos …
    Leia mais!
  • ITDP Brasil e Prefeitura de Niterói assinam acordo de cooperação técnica

    ITDP Brasil e Prefeitura de Niterói assinam acordo de cooperação técnica
    No último dia 15 de março, o ITDP Brasil e Prefeitura de Niterói assinaram um acordo de cooperação técnica. Por meio desse acordo, o ITDP Brasil formaliza sua colaboração na área de mobilidade urbana com a cidade, o que já acontece há alguns anos em projetos e iniciativas pontuais.  O ITDP Brasil irá contribuir no processo de elaboração do …
    Leia mais!
  • Impacto da nova Lei de Zoneamento no Plano Diretor de São Paulo

    Impacto da nova Lei de Zoneamento no Plano Diretor de São Paulo
    A mesma São Paulo que repercutiu no mundo inteiro com avanços históricos nos últimos anos enfrenta agora uma possibilidade de retrocesso imensurável. Em fevereiro deste ano, foi aprovado pela Câmara de São Paulo um novo mecanismo legislativo (revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, popularmente conhecida como Lei de Zoneamento), cujo artigo …
    Leia mais!
  • Seminário Desafios e Oportunidades para a Adaptação às Mudanças Climáticas

    Seminário Desafios e Oportunidades para a Adaptação às Mudanças Climáticas
    Cada vez mais eventos climáticos extremos, tais como tempestades e ondas de calor, afetam a mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Projeta-se que as mudanças climáticas podem aumentar a frequência e intensidade desses e outros eventos. Maiores danos, interrupções (temporárias e permanentes) ou redução do desempenho dos sistemas de transporte podem interferir drasticamente na dinâmica da cidade …
    Leia mais!
  • ITDP Brasil no Fullstackers – Design Sprint

    ITDP Brasil no Fullstackers - Design Sprint
    O ITDP Brasil conduziu a mesa sobre o tema Mobilidade Sustentável durante o evento Fullstackers – Design Sprint. O encontro aconteceu em São Paulo do dia 27 de fevereiro com objetivo de promover o desenvolvimento de novos aplicativos cívicos, através de uma dinâmica que vai juntar agentes que trabalham no seu dia-dia com ações de …
    Leia mais!
  • Rumo a Habitat III: encontro debate temas-chave para a conferência internacional

    Rumo a Habitat III: encontro debate temas-chave para a conferência internacional
    O Ministério das Cidades realizou em São Paulo o “Encontro rumo à conferência Habitat III” reunindo especialistas nacionais e internacionais e representantes de governos e da sociedade civil, para debater sobre temas relacionados ao desenvolvimento urbano sustentável, mobilidade, saneamento, participação popular, financiamento, governança e planejamento urbano, gestão de riscos, entre tantos outros. Ana Nassar, do ITDP Brasil, enfatizou …
    Leia mais!
  • Ampliando o diálogo para expansão do transporte de média e alta capacidade

    Ampliando o diálogo para expansão do transporte de média e alta capacidade
    Muitas cidades em todo o mundo têm enfrentado dificuldades para expandir suas redes de transporte de média e alta capacidade em escala e ritmo que atendam ao crescimento das populações urbanas, ao desenvolvimento econômico e aos impactos das mudanças climáticas. Para aprofundar o conhecimento sobre alternativas que respondam a estes desafios, o Instituto de Políticas …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo