fbpx

Notícias

  • PNT vai integrar o Índice de Progresso Social no Rio de Janeiro

    PNT vai integrar o Índice de Progresso Social no Rio de Janeiro
    O Instituto Pereira Passos (IPP) apresentou este mês o Índice de Progresso Social (IPS) para a cidade do Rio de Janeiro. A ideia é que o IPS funcione como uma ferramenta para a tomada de ação. Ele permite a análise em nível regional para questões de planejamento e utiliza dados administrativos para permitir atualizações mais …
    Leia mais!
  • Sensores em bicicletas para medir a poluição do ar no Rio de Janeiro

    Sensores em bicicletas para medir a poluição do ar no Rio de Janeiro
    Um monitoramento inédito da qualidade do ar nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com sensores instalados em bicicletas: esta foi a proposta da Mapping Party, que aconteceu no Rio de Janeiro e São Paulo em maio. São Paulo e Rio de Janeiro são duas das maiores cidades da América Latina com várias questões urbanas e …
    Leia mais!
  • Parâmetros referenciais para qualificação da inserção urbana de empreendimentos

    Parâmetros referenciais para qualificação da inserção urbana de empreendimentos
    A coleção de Cadernos Minha Casa +Sustentável está sendo lançada pela Secretaria Nacional de Habitação (SNH) para apresentar aos municípios, estados, entidades urbanas e rurais sem fins lucrativos, empresas construtoras, agentes financeiros e demais executores do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) os conceitos, desenhos e demais informações técnicas complementares ao conjunto de leis, portarias e normativas do …
    Leia mais!
  • Ativismo na construção das cidades

    Ativismo na construção das cidades
    Por Clarisse Cunha Linke A 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza, que acontecerá entre os dias 28 de maio e 27 de novembro, ganhou um nome sugestivo: “Reporting from the Front”. Por trás do vocabulário de guerra, a intenção de que a exposição vá além do papel do arquiteto na resolução dos problemas das cidades. O …
    Leia mais!
  • Projeto Colabora: Nova lei prevê uma São Paulo compacta, com mais casas populares e proteção ambiental

    Projeto Colabora: Nova lei prevê uma São Paulo compacta, com mais casas populares e proteção ambiental
    Um dos pontos que causou mais protestos foi a permissão, por um período de três anos, de construções de mais garagens em prédios nos chamados eixos de transportes (vias dotadas de metrô e corredores de ônibus). Esta medida é vista como um incentivo ao uso de carros particulares, tudo que a cidade não precisa. Para Ana …
    Leia mais!
  • Pacto Metropolitano vai implementar PLAMUS em Florianópolis

    Pacto Metropolitano vai implementar PLAMUS em Florianópolis
    Assinado dia 18 de abril, o Pacto Metropolitano de Florianópolis implantará o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS), que tem como prioridade o desenvolvimento do transporte público coletivo e melhorias na infraestrutura para pedestres e ciclistas. O PLAMUS foi desenvolvido pelo consórcio formado pelas empresas Logit, Strategy& e MachadoMeyer. Em 2014, o ITDP …
    Leia mais!
  • Perícia deve ser independente no desabamento da ciclovia da Niemeyer, no Rio de Janeiro

    Perícia deve ser independente no desabamento da ciclovia da Niemeyer, no Rio de Janeiro
    Hoje de manhã no Rio de Janeiro mais de 50 metros da ciclovia da Niemeyer desabaram no mar, deixando ao menos 5 vítimas (algumas fatais, ainda não temos informações precisas). A ciclovia da Niemeyer é um desejo antigo dos ciclistas cariocas, tem 3,9km de extensão, 11 acessos e liga o bairro do Leblon a São …
    Leia mais!
  • Indicadores de mobilidade urbana no Brasil

    Indicadores de mobilidade urbana no Brasil
    A partir do final da década de 2000, os investimentos em projetos de transporte no Brasil se intensificarem impulsionados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a perspectiva de organização de grandes eventos tais como a Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Em paralelo ocorreram transformações significativas no arcabouço regulatório …
    Leia mais!
  • Cruzamentos em X se multiplicam nas cidades brasileiras

    Cruzamentos em X se multiplicam nas cidades brasileiras
    Desde fevereiro, o pedestre que for atravessar da Avenida Graça Aranha para a Rua Araújo Pôrto Alegre, no centro do Rio de Janeiro, vai ter um ganho de tempo considerável e mais segurança na travessia. Nessa interseção foi implementada a primeira travessia de pedestres em diagonal, mais popularmente conhecida por cruzamento em X. Ele facilita a …
    Leia mais!
  • Como as cidades podem se adaptar para os impactos das mudanças climáticas nos sistemas de transportes?

    Como as cidades podem se adaptar para os impactos das mudanças climáticas nos sistemas de transportes?
    .Cada vez eventos climáticos, tais como aumento das médias de temperatura, precipitação e eventos extremos, afetam a mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Danos, interrupções ou redução do desempenho dos sistemas de transporte interferem drasticamente na dinâmica da cidade e no ir e vir da população, afetando todos os setores e tipos de atividades, gerando prejuízos …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo