fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP Brasil passa a integrar Conselho Consultivo do Plano Metropolitano

O ITDP Brasil participou da criação do Conselho Consultivo do Plano Metropolitano do Rio de Janeiro, do qual passa a ser uma das organizações integrantes. O novo conselho vai propor estratégias e diretrizes a serem consideradas na elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana, chamado de “Modelar a Metrópole”. O conselho é formado por diversas entidades da sociedade civil, da iniciativa privada e do meio acadêmico, com atuações em âmbito regional ou local em questões urbanas, como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) e Casa Fluminense, dentre outras.

A previsão é que o Plano Estratégico seja entregue em julho de 2017 e passe a ser uma referência para orientar as decisões governamentais  nos próximos 25 anos dos municípios que compõem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Plano “Modelar a Metrópole” está sendo elaborado pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental (CEMIG), com financiamento do Banco Mundial.

A participação do ITDP Brasil na elaboração do Plano Metropolitano reforça o papel essencial da organização no desenvolvimento, articulação e integração em diferentes esferas de planejamento urbano. “O ITDP Brasil busca ampliar o diálogo entre diferentes atores e esferas públicas, como a Secretaria de Estado de Transportes e a Câmara Metropolitana de Integração Governamental, a respeito da elaboração de políticas públicas e outros instrumentos de planejamento que visam direcionar o desenvolvimento urbano de forma mais sustentável”, explica Ana Nassar, diretora de programas do ITDP Brasil.

“Estamos de formas distintas dando suporte e acompanhando, em busca de maior integração e sinergia entre os planos de mobilidade urbana em desenvolvimento na região metropolitana do Rio de Janeiro, com foco inicial nos municípios da Baixada Fluminense e do Leste Metropolitano, além do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da cidade do Rio de Janeiro (PMUS), e mais recentemente, do PMUS da cidade de Niterói, complementa Ana Nassar.

A cerimônia de lançamento do Conselho Consultivo do Plano Metropolitano aconteceu em 22 de março de 2016 no Palácio Guanabara, com a presença do vice-governador do estado do Rio de Janeiro Francisco Dornelles; da diretora-executiva do ITDP Brasil Clarisse Cunha Linke; do diretor-executivo da Câmara Metropolitana e conselheiro do CAU/RJ Vicente Loureiro; do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, dentre outros nomes que também farão parte do órgão consultivo. Nos próximos meses, o Conselho Consultivo prevê a realização de oficinas para debater temas como reconfiguração espacial e centralidades, habitação, mobilidade, valorização do patrimônio natural e cultural, saneamento, entre outros.

“Modelar a Metrópole”: Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana

O “Modelar a Metrópole” trará metas de desenvolvimento de curto, médio e longo prazo (4, 8 e 25 anos) para a Região Metropolitana em diferentes eixos: economia; mobilidade; habitação; saneamento; meio ambiente; patrimônio natural e cultural; e reconfiguração espacial, bem como um plano de ação para atingí-las. O documento será resultado de um processo amplo de discussão entre o poder público, integrantes do conselho e outros representantes da sociedade civil ao longo dos próximos 16 meses. Para isso, foi montado um calendário de oficinas e encontros que tem início em abril deste ano.

O projeto faz parte do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública e Desenvolvimento Territorial Integrado – Rio Metrópole – Pró-Gestão II, financiado pelo Banco Mundial. A estruturação será coordenada por um consórcio formado pelas empresas Quanta Consultoria e Jaime Lerner Arquitetos Associados, escolhido em concorrência internacional. “Existe uma estrutura que pode combinar vida, trabalho, mobilidade e lazer, tudo junto. Essa visão integrada é essencial”, explica o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e atual coordenador da estratégia para a elaboração do Plano “Modelar a Metrópole”.

 

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo