fbpx

Notícias

  • BRT TransBrasil é inaugurado: qual o seu papel para reduzir desigualdades?

    BRT TransBrasil é inaugurado: qual o seu papel para reduzir desigualdades?
    A Avenida Brasil, uma das vias mais importantes do país e responsável pelo maior fluxo viário da cidade do Rio de Janeiro, acaba de ganhar um novo corredor de BRT. Após dez anos em obras, a inauguração do TransBrasil é um marco, pois amplia a oferta de transporte de média e alta capacidade para as …
    Leia mais!
  • ITDP analisa retirada da exigência de vagas de estacionamento em novos empreendimentos no Plano Diretor do Rio de Janeiro

    ITDP analisa retirada da exigência de vagas de estacionamento em novos empreendimentos no Plano Diretor do Rio de Janeiro
    A atualização do Plano Diretor carioca propõe significativas mudanças nas diretrizes adotadas pela cidade no âmbito de ordenamento territorial, gestão do uso do solo, habitação, transportes e meio ambiente. Apesar de possuir medidas contraditórias do ponto de vista do ordenamento territorial, a revisão do plano possui alguns avanços em termos de política urbana que contribuem …
    Leia mais!
  • ITDP reúne cidades e instituições para promover estratégia nacional de apoio à descarbonização do transporte

    ITDP reúne cidades e instituições para promover estratégia nacional de apoio à descarbonização do transporte
    No dia 30 de novembro, o ITDP Brasil promoveu o evento “Desafios e oportunidades para descarbonização do transporte público no Brasil” com o objetivo de mapear caminhos para a criação de uma estratégia nacional de descarbonização da frota de ônibus urbanos. A atividade, que contou com o apoio institucional do Ministério das Cidades, da iniciativa …
    Leia mais!
  • Como garantir o acesso à cidade para as pessoas com deficiência

    Como garantir o acesso à cidade para as pessoas com deficiência
    Avançar na adaptação e construção de ambientes urbanos para pessoas com deficiência permite que toda a população tenha acesso equitativo a oportunidades sociais e econômicas, além de promover comunidades mais prósperas e saudáveis Apesar das pessoas com deficiência representarem quase 15% da população mundial e de mais da metade viverem em ambientes urbanos, as nossas cidades …
    Leia mais!
  • Entenda por que o Rio de Janeiro precisa de vias mais seguras

    Entenda por que o Rio de Janeiro precisa de vias mais seguras
    A segurança viária é uma das principais causas de morte no mundo, e o Brasil está entre os cinco que mais mata no trânsito: no ano passado, foram mais de 30 mil vidas perdidas. Em termos comparativos, é como se um município brasileiro de médio porte simplesmente desaparecesse a cada 365 dias, segundo o Boletim …
    Leia mais!
  • O que é uma Zona de Baixa Emissão?

    O que é uma Zona de Baixa Emissão?
    A crise climática é uma realidade e suas ameaças e consequências estão mais evidentes do que nunca. O setor de transporte é responsável globalmente por quase 12 bilhões de toneladas de gases que causam o efeito estufa. Por isso, é essencial reduzir as emissões geradas pelo transporte rodoviário e de passageiros O desestímulo ao uso de …
    Leia mais!
  • Como incluir mulheres negras no planejamento, gestão e operação dos transportes?

    Como incluir mulheres negras no planejamento, gestão e operação dos transportes?
    Apesar da Política Nacional de Mobilidade Urbana ter como objetivo a redução das desigualdades e a promoção de cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, temos avançado lentamente no planejamento do transporte público que contemple os grupos sociais mais vulnerabilizados . A mobilidade urbana ainda é planejada com base na suposição de que todas as …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS: última oportunidade de 2023 para aprender sobre mobilidade urbana sustentável de graça

    MobiliCAMPUS: última oportunidade de 2023 para aprender sobre mobilidade urbana sustentável de graça
    A plataforma busca disseminar os princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), oferecendo um percurso de aprendizado sobre o tema. São duas turmas por ano, com número limitado de vagas Estão abertas as inscrições para a MobiliCAMPUS, a nossa plataforma de cursos gratuitos sobre mobilidade urbana sustentável. Desde 2019, a iniciativa já capacitou quase 4 mil pessoas de …
    Leia mais!
  • MobiliCAMPUS Alumni: conheça a iniciativa lançada pelo ITDP para reunir ex-estudantes

    MobiliCAMPUS Alumni: conheça a iniciativa lançada pelo ITDP para reunir ex-estudantes
    Com o objetivo de promover uma formação continuada em mobilidade urbana sustentável, as pessoas que completam os cursos oferecidos pela MobiliCAMPUS e emitem o certificado de conclusão ganham acesso ao MobiliCAMPUS Alumni, um espaço dedicado aos ex-estudantes. A iniciativa está no ar desde 2020 e oferece conteúdos exclusivos, além de acesso permanente a parte dos …
    Leia mais!
  • 6 recomendações para que os contratos de operação incentivem os ônibus elétricos

    6 recomendações para que os contratos de operação incentivem os ônibus elétricos
    A busca por cenários urbanos mais sintonizados com o enfrentamento das mudanças climáticas tem levado diversas cidades ao redor do mundo a revisar os contratos de operação do transporte público. Mas não só isso; rever os contratos também é uma oportunidade para viabilizar mudanças estruturais nos serviços de transporte público, tornando-os agradáveis, confortáveis, seguros e …
    Leia mais!

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content