fbpx

Publicações

Materiais de apoio para adoção de ônibus elétricos nas cidades brasileiras

Compartilhe essa publicação

Para termos cidades mais saudáveis, o setor de transporte precisa não somente acompanhar as discussões sobre as mudanças climáticas, mas também avançar com ações concretas que não poluam o meio ambiente e não afetem a saúde das pessoas. Dado que os ônibus são o modo de transporte mais utilizado no Brasil e no mundo, o caminho para a transformação no setor se dá pela adoção de veículos elétricos em suas frotas. Nos últimos anos, o ITDP vem trabalhando na produção de diversos materiais para ajudar as cidades a avançarem no tema. 

Principais diretrizes a serem adotadas considerando a experiência de diversas cidades que já avançaram no tema.
Publicação com informações sobre contratos, elaboração de projetos-piloto, financiamento e carregamento dos ônibus.
O infográfico traz os principais obstáculos e oportunidades encontradas nos contratos de 13 capitais brasileiras, considerando elementos que podem estimular a transição para eletromobilidade.
Este infográfico reúne os três tipos de ônibus elétricos disponíveis no mercado e faz uma diferenciação entre eles.
Este infográfico reúne as principais etapas para que as cidades incluam ônibus movidos a bateria em sua frota de ônibus.
Este infográfico reúne informações sobre as funções, preço, vida útil e destinação das baterias dos ônibus elétricos.
O infográfico reúne informações com as melhores opções para custear e financiar os modelos mais populares de ônibus elétricos.
Este infográfico reúne informações sobre onde e como os ônibus elétricos estão avançando no Brasil e no mundo.

Com o objetivo de apresentar as razões que levaram a China a liderar o tema da eletrificação de frotas de ônibus, o ITDP Brasil realizou o webinar Operacionalização de frotas elétricas: o que as cidades chinesas podem nos ensinar? Para relatar a experiência chinesa, o evento contou com a apresentação de Shanshan Li, Vice-Diretora do ITDP China, que trouxe aprendizados e recomendações importantes sobre a implementação e operacionalização em larga escala de ônibus elétricos no país. Além do exemplo de Shenzen, a especialista falou de aspectos práticos, dados operacionais, tipos de infraestrutura de recarga e pontos-chaves para o dia a dia da operação.

Assista a apresentação completa feita pela Shanshan Li:
Reproduzir vídeo
Faça o download dos slides aqui.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo