Para termos cidades mais saudáveis, o setor de transporte precisa não somente acompanhar as discussões sobre as mudanças climáticas, mas também avançar com ações concretas que não poluam o meio ambiente e não afetem a saúde das pessoas. Dado que os ônibus são o modo de transporte mais utilizado no Brasil e no mundo, o caminho para a transformação no setor se dá pela adoção de veículos elétricos em suas frotas. Nos últimos anos, o ITDP vem trabalhando na produção de diversos materiais para ajudar as cidades a avançarem no tema.
O infográfico traz os principais obstáculos e oportunidades encontradas nos contratos de 13 capitais brasileiras, considerando elementos que podem estimular a transição para eletromobilidade.
Com o objetivo de apresentar as razões que levaram a China a liderar o tema da eletrificação de frotas de ônibus, o ITDP Brasil realizou o webinar Operacionalização de frotas elétricas: o que as cidades chinesas podem nos ensinar? Para relatar a experiência chinesa, o evento contou com a apresentação de Shanshan Li, Vice-Diretora do ITDP China, que trouxe aprendizados e recomendações importantes sobre a implementação e operacionalização em larga escala de ônibus elétricos no país. Além do exemplo de Shenzen, a especialista falou de aspectos práticos, dados operacionais, tipos de infraestrutura de recarga e pontos-chaves para o dia a dia da operação.