fbpx

Publicações

Primeiros passos: mobilidade urbana na primeira infância

Compartilhe essa publicação

Com o objetivo de explorar a relação e o impacto que a mobilidade urbana tem sobre o desenvolvimento e a qualidade de vida da primeira infância, realizamos um estudo no município de Recife, com o apoio da Fundação Bernard van Leer e o suporte da Secretaria de Planejamento e Gestão de Recife (SEPLAG/PCR). O material traz recomendações específicas para Recife, mas também recomendações gerais para outras cidades brasileiras que desejem avançar no tema

O primeiro relatório aborda a perspectiva de cuidadores sobre os impactos diretos e indiretos da qualidade do espaço urbano e da infraestrutura de mobilidade a pé na vida das crianças e a importância que os pontos de ônibus têm em seus trajetos diários. No segundo, abordamos os obstáculos e pontos de atenção identificados pelos cuidadores sobre o sistema de ônibus como um todo, assim como as oportunidades e desafios para atores do poder público e operadores de transporte que atuam, direta e indiretamente, com as pautas de mobilidade urbana e/ou primeira infância. 

O resumo executivo traz um compilado dos principais resultados e recomendações encontradas ao longo da pesquisa e disponibilizados nos relatórios. 

Primeiros passos para um sistema de ônibus mais sensível à primeira infância
First Steps Towards a Bus System That Is More Sensitive to Early Childhood
Relatório 1
Relatório 2
Resumo Executivo
Executive Summary

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content