fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Primeiro módulo das oficinas de capacitação sobre o uso de dados para chega ao fim

Na última semana, foram finalizadas as oficinas do primeiro módulo do programa de capacitação sobre o uso de dados abertos para a gestão do transporte público coordenado pelo ITDP Brasil no âmbito do projeto AcessoCidades. O projeto é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos) e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI), com cofinanciamento da União Europeia. 

Nesta primeira etapa, mais de 120 gestores públicos, representando 63 municípios e 20 estados, participaram de cinco oficinas virtuais com foco nos aspectos fundamentais para o desenvolvimento de uma estratégia de gestão de dados de transporte público.

Sobre as oficinas

As oficinas do primeiro módulo introduziram a importância dos dados de bilhetagem eletrônica, como GPS e GTFS, para a gestão do transporte público e as possibilidades de utilização das informações. Durante os encontros, também aconteceram debates sobre as inovações e boas práticas em relações contratuais em transporte público, apresentações sobre o conceito de dados abertos, além de discussões sobre a importância de dados de transporte público para construção de indicadores.

  • Oficina 1 – Por que utilizar e abrir os dados de transporte público?

A primeira oficina apresentou um panorama da mobilidade urbana no Brasil e os benefícios do uso de dados para o planejamento, monitoramento e gestão do transporte público no Brasil e no mundo.

  • Oficina 2 – Boas práticas de contratos para a gestão de dados de transporte público

Nessa oficina foi discutido a importância da licitação para a gestão do transporte no Brasil e o impacto das relações contratuais na gestão de dados

  • Oficina 3 – Dados abertos e segurança dos dados de transporte público

No terceiro encontro, os/as gestores(as) aprofundaram o conceito de dados abertos e discutiram a importância e os benefícios da abertura de dados e os principais desafios relacionados à segurança na coleta, armazenamento, utilização e publicação de dados frente aos desafios da Lei Geral de Proteção de Dados.

  • Oficina 4 – Uso de dados de transporte público para elaboração e avaliação de políticas públicas

Nesse encontro foram introduzidos os conceitos básicos sobre o uso de dados para o planejamento e a gestão de sistemas de transporte público e apresentados os principais aspectos de cada uma das fontes de dados, explorando o potencial e as limitações de cada um comparativamente aos dados de GTFS, GPS e bilhetagem eletrônica.

  • Oficina 5 – Indicadores de oferta e demanda para a qualidade do transporte público

A última oficina do módulo introduziu os principais conceitos sobre gestão da qualidade de serviço no transporte público e discutir o potencial de indicadores gerados a partir de dados de GPS, bilhetagem eletrônica e GTFS, a partir de exemplos práticos de aplicação com insumos de casos reais da Cidade do México, do Rio de Janeiro e de Montevidéu.

Próximos passos

No segundo módulo, serão ofertadas seis oficinas com conteúdo voltado à operacionalização da gestão de dados de transporte público. O objetivo é possibilitar a gestores e técnicos aprimorar a sua estratégia de gestão de dados, com a introdução de técnicas e ferramentas de estruturação e armazenamento de dados e apresentação dos principais desafios e soluções para a gestão de dados de bilhetagem eletrônica, GPS e GTFS. Os encontros iniciam na próxima segunda-feira (22) e seguem até setembro. Em breve, o curso completo será disponibilizado a gestores de todo o país.

Sobre o projeto AcessoCidades

Lançado em 2021, o projeto AcessoCidades tem como objetivo qualificar as políticas de mobilidade urbana desenvolvidas pelas cidades brasileiras como instrumento de integração de políticas públicas que agregam a sustentabilidade e redução da desigualdade. A partir dos quatro eixos de atuação – governança; diagnóstico e capacitação; planejamento e viabilização de boas práticas; e engajamento – a iniciativa discute sobre a sustentabilidade financeira do serviço de transporte público, a inovação tecnológica para qualificação e eficiência no setor, a mobilidade ativa e a regulamentação do transporte individual por aplicativos, entre outras questões.

Mais informações sobre o projeto estão no site da Frente Nacional dos Prefeitos. Outras questões sobre o Projeto AcessoCidades podem ser enviadas para  acesso.cidades@fnp.org.br.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo