fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP realiza oficinas sobre o uso de dados para cidades brasileiras em parceria com FNP

Nesta manhã (26), mais de 60 municípios brasileiros ingressaram no programa de capacitação sobre o uso de dados abertos para a gestão do transporte público coordenado pelo ITDP Brasil no âmbito do projeto AcessoCidades. O projeto é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos) e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI), com cofinanciamento da União Europeia. O principal objetivo é qualificar políticas de mobilidade urbana no Brasil com vistas ao desenvolvimento sustentável e ao combate às desigualdades sociais, raciais e de gênero.

O programa iniciado hoje conta com 11 oficinas virtuais, que seguem até setembro, e será voltado para técnicos(as) e gestores(as) com conhecimento estratégico na área. Os temas dos encontros foram construídos a partir de demandas de municípios brasileiros, levantadas em uma pesquisa sobre o uso de dados abertos para gestão do transporte público e dividem-se em dois módulos. O primeiro terá como foco aspectos fundamentais para o desenvolvimento de uma estratégia de gestão de dados de transporte público; já o segundo será voltado para operacionalização da gestão de dados.

Para participar das oficinas do programa de capacitação, as cidades selecionadas cumpriram requisitos necessários, como planejamento estratégico, mapeamento do uso de dados abertos, estudos de replicabilidade de boas práticas em mobilidade e acessibilidade e trocas de experiências entre municípios. A expectativa é que mais de 60 municípios distribuídos em 20 estados participem das capacitações – sendo São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro as unidades federativas com maior número de inscritos. Posteriormente, será realizada uma capacitação sobre uso de dados abertos para gestão do transporte público para municípios europeus.

O evento de abertura contou com a participação de representantes da União Europeia, da FNP e do ITDP Brasil. 

Clarisse Cunha Linke, Diretora-Executiva do ITDP, abordou a crise do transporte público e trouxe caminhos para garantir acessibilidade, justiça e baixo carbono nos deslocamentos. 
Leonardo Veiga, Coordenador de Monitoramento e Avaliação do ITDP, apresentou os resultados da pesquisa sobre o uso de dados abertos.

Sobre o projeto AcessoCidades

Lançado em 2021, o projeto AcessoCidades tem como objetivo qualificar as políticas de mobilidade urbana desenvolvidas pelas cidades brasileiras como instrumento de integração de políticas públicas que agregam a sustentabilidade e redução da desigualdade. A partir dos quatro eixos de atuação – governança; diagnóstico e capacitação; planejamento e viabilização de boas práticas; e engajamento – a iniciativa discute sobre a sustentabilidade financeira do serviço de transporte público, a inovação tecnológica para qualificação e eficiência no setor, a mobilidade ativa e a regulamentação do transporte individual por aplicativos, entre outras questões.

Mais informações sobre o projeto estão no site da Frente Nacional dos Prefeitos. Outras questões sobre o Projeto AcessoCidades podem ser enviadas para  acesso.cidades@fnp.org.br.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo