fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Yichang, na China, é a vencedora da edição 2016 do Sustainable Transport Award (STA)

Novo sistema de BRT, requalificação de espaços públicos, implementação de nova política de estacionamento e melhorias na infraestrutura para bicicleta e pedestres fizeram de Yichang, na China, a ganhadora da décima primeira edição do Sustainable Transport Award (STA). Moscou, na Rússia, e Rosario, na Argentina, receberam menção honrosa do Comitê Diretor do STA.

.

A cidade chinesa Yichiang foi a grande vencedora da edição 2016 do Sustainable Transport Award (STA). Com 1,5 milhão de habitantes, Yichiang é uma cidade influente na área central da China e construiu em apenas um ano 20km de corredores de BRT de alta qualidade (Padrão Ouro, de acordo com o Padrão de Qualidade BRT). A rápida implementação de toda essa infraestrutura foi fundamental para reduzir os congestionamentos e diminuir os índices de poluição na cidade.

Com a implementação dos novos corredores de BRT, cerca de 500 vagas de estacionamento foram removidas para dar lugar a 30 quilômetros de ciclovias e a implantação de um novo sistema de bicicletas públicas, com 645 bicicletas e 27 estações, oferecendo mais oportunidades de integração e acesso à cidade.

.

.

Rosário (Argentina) e Moscou (Rússia) foram as outras duas finalistas do prêmio

Desde 2005, o Sustainable Transport Award (STA) é concedido anualmente a uma cidade que tenha implementado iniciativas que melhorem a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, assim como promovam a redução da emissão de gases do efeito estufa durante o ano anterior. Em 2015, a décima edição do Sustainable Transport Award (STA) chegou a um resultado inédito e decidiu pela primeira vez em sua história premiar três cidades ao mesmo tempo: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Entre os vencedores das edições anteriores do Sustainable Transport Award (STA) estão Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte (2015); Buenos Aires (2014); Cidade do México, México (2013); Medellin na Colômbia e San Francisco nos EUA (2012); Guangzhou na China (2011); Ahmedabad na Índia (2010); New York nos Estados Unidos (2009); Londres no Reino Unido (2008); Paris na França (2008); Guayaquil no Equador (2007); Seoul na Coreia do Sul (2006); e Bogotá na Colômbia (2005).

As cidades vencedoras do Sustainable Transport Award (STA) são escolhidas por um Comitê do qual fazem partes os maiores especialistas e organizações atuantes internacionalmente na área de mobilidade sustentável e transportes. Em 2016, o Comitê Diretor do prêmio foi formado por:

  • Institute for Transportation and Development Policy (ITDP)
  • TransitCenter
  • The World Bank
  • WRI Ross Center for Sustainable Cities
  • GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit)
  • Clean Air Asia
  • Clean Air Institute
  • ICLEI – Local Governments for Sustainability
  • CODATU
  • Despacio

.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content