fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Seminário Desafios e Oportunidades para a Adaptação às Mudanças Climáticas

Cada vez mais eventos climáticos extremos, tais como tempestades e ondas de calor, afetam a mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Projeta-se que as mudanças climáticas podem aumentar a frequência e intensidade desses e outros eventos.

Maiores danos, interrupções (temporárias e permanentes) ou redução do desempenho dos sistemas de transporte podem interferir drasticamente na dinâmica da cidade e no ir e vir da população, afetando todos os setores e tipos de atividades, gerando prejuízos ambientais, sociais, econômicos, acidentes, dentre outros efeitos negativos.

Para discutir a temática e como os sistemas de transporte e de mobilidade urbana podem se adaptar às mudanças climáticas, o ITDP Brasil realizou em Brasília (DF) o Seminário Internacional “Desafios e Oportunidades para a Adaptação da Mobilidade Urbana às Mudanças Climáticas”, em parceria com o Ministério das Cidades e apoio da Embaixada Britânica.

O seminário teve por objetivo oferecer conhecimento para subsidiar a elaboração e a implementação de estratégias de adaptação centradas na mobilidade urbana. Também apresentou os principais resultados do estudo Adaptação às Mudanças Climáticas na Mobilidade Urbana, que avaliou as vulnerabilidades com o intuito de orientar ações de adaptação às mudanças climáticas na mobilidade urbana no contexto brasileiro.

O seminário, que foi transmitido na íntegra online e ao vivo pra todo o Brasil, contou com a presença de especialistas internacionais, setor público, agências governamentais, sociedade civil, universidades e operadores de transporte, propõe discutir as principais vulnerabilidades que sistemas de transporte, suas infraestruturas e usuários possuem frente às mudanças climáticas, e quais medidas eles podem adotar para se adaptar, impactando menos os usuários e a cidade como um todo.

Roger Street

Roger Street

Diretor de Ciência da Adaptação do UK Climate Impact Programe (UKCIP) e fellowship da Living with Environmental Change (LWEC)

Trabalhou por 30 anos para Governo Federal Canadense onde se concentrou nas questões climáticas e nos impactos da adaptação. Roger conduziu na UKCIP o programa de trabalho técnico e científico, orientando o risco, as avaliações de vulnerabilidade e a adaptação, oferecendo novos recursos e ferramentas de apoio para a instituição. Roger também atua internacionalmente, na China e na Austrália.

andrew

Andrew Quinn

Professor titular da Universidade de Birmingham no departamento de engenharia civil

Andrew é pesquisador voluntário do Research Councils UK (RCUK) em Engenharia Civil e Ciência Ambiental. Sua pesquisa se concentra nas interações entre infraestrutura particularmente sistemas de transporte, energia renovável, condições meteorológicas extremas, alterações climáticas e o impacto disso na resiliência das comunidades e serviços. Quinn é  PhD em Engenharia Civil. 

todos

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content