fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP Brasil lidera eixo de conectividade da Rede de Soluções para Desenvolvimento Sustentável (SDSN) Brasil

 

sdsn_mapa2

Desde agosto de 2015, o ITDP Brasil é um dos parceiros da Rede de Soluções para Desenvolvimento Sustentável no Brasil (SDSN Brasil, da sigla em inglês para Sustainable Development Solutions Network), liderando a frente de conectividade da iniciativa. Como parte desta cooperação, o ITDP Brasil busca incorporar princípios de mobilidade urbana sustentável nos planos de desenvolvimento urbano da cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana (RMRJ). Além disso, o ITDP Brasil atua para que planos e projetos sejam elaborados de forma participativa de modo que integrem os pontos de vistas, anseios e reais necessidades da população da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana.

“Como líder do eixo de conectividade da SDSN Brasil, esperamos inspirar outras organizações para que se mobilizem em busca de soluções pra que cidade e região metropolitana estejam mais conectadas. Com isso, esperamos que as pessoas gastem menos tempo em seus deslocamentos diários e que tenham mais acesso às oportunidades da vida urbana”, afirmou Ana Nassar, gerente de políticas públicas do ITDP Brasil.


Entre os temas cobertos pelo eixo de conectividade têm destaque o planejamento integrado do uso e ocupação do solo, segurança viária, acesso ao transporte público, infraestrutura para transportes ativos (à pé e de bicicleta), integração modal e tarifária, meios de transporte sustentáveis e tecnologias para cidades inteligentes. A Rede SDSN é uma organização internacional que atua em diversos países com a missão de apoiar e acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que consistem em um conjunto de objetivos globais para identificar soluções potenciais para transformação urbana, prover visibilidade a projetos que gerem soluções em desenvolvimento sustentável, Influenciar políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento urbano e promover informação accessível sobre desenvolvimento sustentável.

logo_sdsn

A SDSN Brasil tem por objetivo apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. Neste contexto, o ITDP Brasil será o responsável por liderar o eixo de conectividade, representando as aspirações da rede para a construção de uma cidade mais conectada.

.

.

No âmbito da SDSN Brasil, o ITDP Brasil irá:

[one_half]

  • Apoiar o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da cidade do Rio de Janeiro, instrumento de orientação dos investimentos em mobilidade nos próximos 10 anos.
  • Apoiar o desenvolvimento do Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha.
  • Apoiar o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Integrada da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
  • Fortaler o eixo de conectividade do Pacto do Rio, com foco em mobilidade urbana e planejamento do uso e ocupação do solo.

[/one_half]

[one_half_last]

  • Apoiar o planejamento cicloviário da cidade do Rio de Janeiro,
    por meio da elaboração de ciclorotas e outros instrumentos para subsidiar ações para melhoria da infraestrutura cicloviária.
  • Monitorar e avaliar as operações dos sistemas de BRT municipais por meio do Padrão de Qualidade BRT.
  • Apoiar a qualificação da rede de mobilidade à pé por meio de propostas de desenho urbano para o aumento da segurança viária e da acessibilidade ao transporte coletivo e criação de espaços públicos que incentivem os deslocamentos a pé.

[/one_half_last]

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content