fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Primeira fase do BRT MOVE é inaugurada em Belo Horizonte

No dia 8 de março foi inaugurada a primeira fase do MOVE, o primeiro sistema de BRT (Bus Rapid Transit) da cidade de Belo Horizonte. A operação completa está prevista para 17 de maio, quando o sistema terá capacidade de transportar 700 mil pessoas por dia.

Nesta primeira fase o MOVE Cristiano Machado começou a operar com três linhas: a 83D, que faz o percurso direto entre a Estação São Gabriel, na Região Nordeste, e a Região Central; a 83P, que cumpre o mesmo trajeto parando ao longo de oito estações na Cristiano Machado; e a 82, que vai da Estação São Gabriel à Savassi, passando pela área hospitalar. Serão 18 veículos articulados (com capacidade para 140 passageiros cada) neste percurso de 7,1km, responsável por ligar o Centro à estação São Gabriel.

Além da redução prevista de 50% do tempo de viagem, espera-se que o novo sistema tenha um papel importantíssimo na revitalização do Centro de Belo Horizonte. “A criação dos corredores de BRT tem potencial para requalificar áreas mais degradadas, atraindo novos investimentos e estimulando a ocupação compacta do solo”, explica Clarisse Linke, diretora do ITDP Brasil.

Diversas cidades pelo mundo têm adotado esse tipo de sistema e os benefícios são inúmeros. Além da redução do tempo de viagem, o BRT reduz as emissões de gases do efeito estufa (GEE) e funciona como promotor de desenvolvimento econômico e social na região. Investir em transporte de alta capacidade, que seja confortável, acessível e rápido, é também investir em espaços públicos planejados e desenhados para pessoas, priorizando o coletivo ao invés do individual.

Até 17 de maio a equipe especializada em BRT do ITDP segue avaliando o sistema MOVE em Belo Horizonte. “É um prazer ver o MOVE se tornar realidade. Há anos o ITDP se empenha para identificar as características que fazem os sistemas de BRT serem bem sucedidos em todo o mundo. Nossa intenção é ajudar a prefeitura a aprimorar o projeto e fazer os ajustes que forem necessários”, conclui Clarisse.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content