fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Por meio do projeto Conectar Queimados, ITDP propõe mudanças para o entorno da estação de trem da cidade

Estação de trem de Queimados. Foto: Câmara Metropolitana de Integração Governamental

Especialistas do ITDP, da ATP Engenharia e da EDUTEC estão trabalhando para tornar o entorno da estação de Queimados, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, mais atrativo para moradores, comerciantes e visitantes do local. O projeto Conectar Queimados tem como referência os princípios de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) e é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que conta com financiamento do Banco Mundial.

A proposta é pioneira em toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e visa tornar o entorno da estação mais compacto e favorável à utilização de transportes sustentáveis, como o trem, as linhas de ônibus, a caminhada e a bicicleta. O projeto também visa aproximar as oportunidades de trabalho, comércio e lazer, além de tornar os deslocamentos mais seguros e acessíveis.

Entorno da estação de trem de Queimados, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro

Participação da população

Para atingir tais objetivos, o projeto vem coletando a opinião das pessoas que transitam e utilizam o espaço estudado com o objetivo de atender as demandas locais. O Conectar Queimados disponibiliza um site para receber solicitações, dúvidas, sugestões e reclamações da população. As contribuições recebidas são encaminhadas para a equipe técnica do projeto. Além de receber as demandas, o site é atualizado com notícias e documentos do projeto, como atas de reuniões.

O Conectar Queimados também realiza atividades presenciais para estimular a participação da população no projeto. Dentre elas, destacam-se uma oficina participativa, que contou com a presença da sociedade civil local, da iniciativa privada e do governo municipal da cidade para discutir as propostas, uma oficina sobre mobilidade sustentável em escolas públicas e uma audiência pública para recolher contribuições da população. A equipe do Consórcio também participa das reuniões mensais do Conselho Municipal da Cidade de Queimados (COMCIQ).

Representantes de entidades da sociedade civil, da iniciativa privada e do governo municipal da cidade discutiram as propostas e os principais desafios do projeto durante Oficina Participativa
O projeto fez oficinas em escolas de Queimados, onde os alunos refletiram sobre seus deslocamentos diários para a escola e as melhorias que poderiam ser feitas para tornar as ruas mais seguras e interessantes

Resultados e próximos passos

Nesta etapa do projeto, a equipe técnica do Consórcio Conectar, em conjunto com representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de Queimados, foca no aprofundamento das propostas de intervenção do espaço público no entorno da estação visando estimular o uso do transporte sustentável. Além disso, a equipe trabalha na análise das medidas para adequar a legislação urbana do município para incentivar uma ocupação adequada ao DOTS e também em estratégias para financiar as intervenções previstas pelo projeto.

Ao final do trabalho, serão apresentados projetos básicos de engenharia e a modelagem jurídica-financeira para embasar o processo de licitação pública das obras, a adequação da legislação municipal e o financiamento do projeto. A finalização das atividades, que incluem a entrega dos produtos finais, está prevista para abril de 2020.

A partir dos resultados obtidos com a reestruturação do entorno da estação de trem na cidade de Queimados, a expectativa é que a proposta e o método utilizados sirvam de exemplo para outros municípios que também necessitam de melhorias nas áreas próximas aos corredores de transporte para promover uma mobilidade mais sustentável.

Acesse o site do projeto e saiba mais: conectarqueimados.com.br

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content