fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP Brasil promove reunião técnica sobre o programa Paradas Cariocas

O ITDP Brasil, em parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Studio-X Rio e Publica Arquitetos, realizou no último dia 29 de junho uma reunião técnica sobre o programa Paradas Cariocas. Estiveram presentes cerca de 30 participantes, técnicos de diversas secretarias e órgãos públicos, para entender e discutir as principais oportunidades e desafios do programa. Recentemente, a cidade do Rio regulamentou a instalação dos parklets por meio do Decreto Nº39.983 de 10 de abril de 2015, que cria o Programa Paradas Cariocas, que está sendo gerido pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Danielle Hoppe, Gerente de Transportes Ativos do ITDP Brasil, abriu o evento com uma apresentação sobre a relação entre parklets, mobilidade urbana e espaços públicos e informações sobre como estes espaços tem sido regulamentados em diversas cidades ao redor do mundo.

O ambientalista Lincoln Paiva, presidente da ONG Mobilidade Verde, foi um dos convidados a compartilhar sua experiência na criação de parklets. Ele falou de como foi o processo de regulamentação na cidade de São Paulo e outras cidades ao redor do mundo que transformaram áreas antes destinadas a vagas de estacionamento em espaços de convivência para as pessoas. “É importante observar esse movimento onde as pessoas estão interessadas em requalificar o espaço público para uma vida mais saudável que promova a integração social”, destacou Lincoln.

 

 

A primeira Parada Carioca do Rio de Janeiro foi instalada na zona oeste da cidade, na frente do restaurante Pe’ahi, na Barra da Tijuca. De acordo com o proprietário Alexandre Serrado, o mantenedor do espaço, o maior desafio na hora de tomar a decisão em relação a criar uma Parada Carioca é ter a capacidade de mantê-la. “O custo do investimento não é baixo; devemos ser bem realistas na hora de aprovar uma Parada Carioca. Mas não me arrependo do investimento que fiz”, falou Alexandre para o público. De acordo com ele, a Parada Carioca tem ajudado a promover uma boa imagem do comércio. “A vizinhança também se beneficia fazendo uso do espaço, os funcionários de uma empresa ao lado do restaurante também estão usando durante o dia para conversar, fumar, beber alguma coisa”.

 

 

fajardo_itdp

Washington Fajardo, Presidente do IRPH, destacou a importância de promover um encontro para esclarecer dúvidas, apontar soluções e compartilhar experiências. Na opinião de Fajardo, “é fundamental que estejamos conectados com as necessidades da cidade. O conhecimento técnico específico nos permite fazer o melhor possível para adequar novas soluções à realidade de cada parte da cidade, a regulamentação dos parklets representa um avanço na ocupação do espaço público e o Programa Paradas Cariocas descreve detalhadamente todo o processo para implantação da estrutura na cidade”.

.

O ITDP Brasil promove desde 2012, em parceria com outras organizações como a Faculdade de Arquitetura (FAU/UFRJ), a Transporte Ativo e o Studio-X Rio, intervenções urbanas como o Parking Day, que consiste em uma atividade de ocupação dos espaços destinados à vagas de estacionamentos com mobiliário urbano para promover a convivência social.  Estas intervenções são temporárias com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância da redemocratização do espaço urbano ocupado pelos automóveis. A regulamentação para instalação de parklets é uma conquista pelo direito ao uso mais democrático do espaço público.

.


Pedro Rivera
, Diretor do Studio-X Rio, destacou que a instalação do parklet vai muito além de ser um espaço para convivência. “Substituir uma vaga de estacionamento por uma área exclusiva para pessoas causa um impacto enorme no desenho da cidade, altera-se o conceito de utilização de espaço público e todo o entorno é beneficiado”.

Victor Andrade, da Publica Arquitetos, que também apoiou o evento, destacou que é importante entender todos os processos e que a regulamentação para instalação dos parklets é uma excelente oportunidade para inovação e criação de novos espaços na cidade. “Vejo como uma janela de oportunidades e creio que, em breve, teremos diversas outras Paradas Cariocas na cidade”, afirmou Victor.

Galeria de fotos

.

Saiba mais sobre o Programa Paradas Cariocas e faça o download da cartilha elaborada pelo ITDP Brasil e IRPH que explica os principais pontos do programa Paradas Cariocas.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content