fbpx

Publicações

Padrão de Qualidade BRT

Compartilhe essa publicação

O primeiro corredor de ônibus foi implantado em Curitiba nos anos 1970 e já guardava características básicas do que hoje chamamos de BRT. Desde então, diferentes medidas semelhantes, com algumas variações, foram adotadas, até que em 2000, Bogotá inaugurou o Transmilênio, já então se chamando bus rapid transit (BRT). Durante esse tempo, não havia, entretanto, um entendimento sobre o conceito de BRT. A falta de um alinhamento entre planejadores e engenheiros fez com que, para cada novo corredor de BRT de alta qualidade, dezenas de outros corredores de ônibus fossem abertos e nomeados incorretamente de BRT. 

Para garantir que esses sistemas sejam capazes de oferecer uma experiência mais uniforme aos seus usuários, além de benefícios econômicos e ambientais, o ITDP criou o Padrão de Qualidade de BRT em 2012, em um esforço global com líderes da área de transportes, metodologia que estabelece uma definição comum dos sistemas de operação exclusiva em corredores de ônibus e reconhece os sistemas de BRT de mais alta qualidade implantados no mundo. 

O Padrão de Qualidade BRT define critérios precisos que devem ser respeitados para que um corredor de transporte seja qualificado como BRT. A publicação permite a avaliação de sistemas de BRT com base nas melhores práticas internacionais e a construção de um ranking, no qual os corredores de BRT são classificados segundo uma pontuação de 0 a 100. Os corredores de BRT de mais alta pontuação são classificados no ranking como Ouro, Prata, Bronze e Básico.  

Desde 2012, a metodologia passou por processos de revisão e aprimoramento.  A edição de 2024 inclui a revisão dos elementos anteriores, aumenta as deduções relacionadas às operações, e traz novos temas, tais como: 

  1. Foco maior em gênero, segurança e acesso 
  1. Atenção a medidas verdes e de resiliência 
  1. Novo foco nas operações comerciais 
  1. Foco em proporcionar uma experiência mais agradável para pessoas usuárias 
  1. Aumento nas deduções por superlotação, longos ciclos semafóricos e formação de comboio de ônibus 

O Comitê Técnico do Padrão de Qualidade BRT é composto por especialistas de renome mundial em sistemas de BRT e transporte em geral. Ele oferece regularmente conselhos e orientações técnicas confiáveis sobre sistemas de BRT, constituindo a base para a credibilidade do Padrão. O Comitê Técnico também certifica os corredores e recomenda revisões, conforme a necessidade. Qualquer dúvida sobre o processo de pontuação ou para solicitar uma avaliação, por favor, entre em contato com brtstandard@itdp.org

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo