fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Oficina propõe repensar e sugerir melhorias no entorno do BRT Transcarioca

Técnicos da Prefeitura elaboram propostas para ruas e cruzamentos mais seguros e amigáveis aos pedestres, sob orientação do especialista internacional Michael King

Tornar ruas mais seguras e amigáveis aos pedestres: esse foi o foco da Oficina “Ruas Completas ao longo da Transcarioca”, realizada em agosto no Rio de Janeiro. Em julho, Santa Catarina recebeu três oficinas com o mesmo enfoque e os resultados já começam a surgir: uma consulta pública, simulações e proposta de requalificação da Rua Koesa, em São José, Santa Catarina. Saiba mais.

Organizada pelo ITDP Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação, a oficina no Rio propôs a um grupo de técnicos municipais repensar o desenho e segurança de ruas no entorno de duas estações do BRT Transcarioca: a estação Cardoso de Moraes/Viúva Garcia, em Ramos e a estação Mercadão, em Madureira.

“São as pessoas que caminham, acessam serviços e o transporte público. Não podemos esquecer que até 2030 a perspectiva é de que 90% da população brasileira viva em cidades. Precisamos centrar o desenho urbano nas pessoas e lembrar que a rua deve ser vista como espaço de convivência e bem-estar”, destaca a urbanista e mestre em planejamento urbano Danielle Hoppe, Gerente de Transporte Ativo e Gerenciamento de Demanda do ITDP Brasil.

Para a oficina de três dias, que teve a participação de representantes das secretarias municipais de Obras, Transporte, Conservação, Urbanismo, Patrimônio e Ordem Pública, e outros profissionais que trabalham com transporte e planejamento urbano, o ITDP Brasil convidou o especialista internacional Michael King.

Michael King é um arquiteto americano especialista no desenho de “Ruas Completas”. Ele foi responsável pelos projetos das primeiras ruas compartilhadas dos Estados Unidos. Dentre seus principais trabalhos, participou da elaboração da estratégia de Ruas Completas e Sustentáveis de Chicago, supervisionou a criação do guia NACTO de desenho viário e projetou as instalações para bicicletas do maior sistema de BRT da Ásia, em Ghuangzou, na China. Foi a primeira pessoa a ocupar o cargo de Diretor de Moderação de Tráfego da cidade de New York e atualmente é um dos diretores da Nelson\Nygaard Consulting Associates.

“Em sua origem, a rua não era apenas uma via de acesso a um local e, sim, o próprio local. Um espaço para se estar, passar o tempo, interagir com outras pessoas. Essa lógica original das ruas como espaços públicos de convivência e bem-estar voltou à tona de 10 anos para cá”, explica Michael King.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo