fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

O que podemos aprender com NY sobre mobilidade urbana e transportes?

Janette Sadik-Khan é internacionalmente reconhecida por ter priorizado os pedestres e revolucionado o sistema de transportes de New York entre 2007 a 2013, período em que foi secretária de Transportes da cidade. A convite do ITDP Brasil, ela participa no Rio de Janeiro do evento Conexão Rio – New York com Janette Sadik-Khan, no qual vai discutir experiências bem sucedidas em solo americano para inspirar cidades brasileiras a enfrentarem seus desafios em mobilidade e planejamento urbano.

Organizado pelo ITDP Brasil, o evento acontece na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e será aberto ao público, mediante inscrições prévias. Como parte de um trabalho contínuo de identificação, documentação e disseminação de boas práticas em mobilidade, transportes e planejamento urbano, o ITDP Brasil convida ao Brasil de forma sistemática especialistas para compartilhar sua expertise e colaborar com o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.

Sobre Janette Sadik-Khan

O evento Conexão Rio – New York com Janette Sadik-Khan conta com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e do Rio Como Vamos (RCV).

Janette Sadik-Khan é diretora do Bloomberg Associates, faz parte do Conselho Diretor do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e Secretária de Transportes da cidade de New York de 2007 a 2013.

Janette é internacionalmente reconhecida por sua expertise em questões de mobilidade urbana, políticas públicas e linhas de financiamento em transporte, tendo implementado um plano ambicioso para melhorar a mobilidade, segurança e sustentabilidade em toda a cidade de New York.

Como parte dessa iniciativa, Janette supervisionou uma série de projetos inovadores, tais como o programa de Plazas de New York, que fechou a Times Square e Broadway para carros, devolveu as ruas aos pedestres e criou mais de 60 novos espaços de convivência; o planejamento e lançamento de sete rotas exclusivas de serviço de ônibus; a implementação do maior programa de compartilhamento de bicicleta dos Estados Unidos; a criação de mais de 600 quilômetros de infraestrutura cicloviária; e a publicação de manuais de desenho de espaços públicos como o Street Design Manual e do Street Works Manual, que redefiniu novos padrões para a criação de ruas mais vibrantes e humanas.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content