fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Novos lançamentos do ITDP: Padrão de Qualidade DOTS 3.0 e Guia de Implementação de Políticas e Projetos de DOTS

Diante do desafio de construirmos cidades mais democráticas e padrões de mobilidade mais sustentáveis, o conceito de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) propõe a integração dos necessários investimentos em infraestrutura de transporte e das políticas de uso do solo.

No ITDP, o conceito de DOTS serve de esteio aos programas. Todas as nossas reflexões, estudos e projetos tomam por base seus oito princípios compactar, adensar, priorizar o transporte público, conectar e integrar vias e modos de transporte, misturar e diversificar atividades de ruas e vias, usar a bicicleta, promover mudanças e andar a pé.

Para contribuir com o entendimento do conceito de DOTS e a identificação de boas práticas de projeto, publicamos agora a terceira edição do Padrão de Qualidade DOTS, fruto de um esforço global de especialistas de diversas áreas. A publicação, traduzida e editada em português, dedica-se a definir com clareza cada um dos oito princípios e seus objetivos de performance, descrevendo métricas e estabelecendo critérios para mensurar o desempenho de projetos frente ao conceito de DOTS no desenvolvimento urbano. Esta edição enfatiza aspectos importantes para promoção da inclusão social nas cidades, evidenciando que a indução de padrões de mobilidade mais sustentáveis é fundamental para o acesso às oportunidades urbanas e a qualidade de vida de parcelas da população historicamente menos favorecidas.

Além do Padrão, o ITDP aprofundou o conhecimento técnico quanto aos desafios de implementação de políticas e projetos de DOTS, lançando um Guia voltado exclusivamente para fornecer diretrizes básicas para municípios e regiões metropolitanas brasileiras. Abordando diferentes etapas e escalas do planejamento urbano, a publicação pretende contribuir com a atuação dos atores engajados na formulação e gestão da política urbana: o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.

No âmbito da política urbana, o Guia indica as principais etapas para o estabelecimento de um marco institucional e regulatório e um planejamento estratégico alinhado aos princípios de DOTS. No âmbito do projeto, a publicação se dedica a detalhar os passos para a concepção e implementação de projetos urbanos na escala do bairro, sua estrutura, governança e financiamento. Em seguida, o Guia fornece orientações para a concepção e implantação de empreendimentos suportivos à mobilidade sustentável na área sob intervenção. Por fim, o Guia indica as ações transversais necessárias ao monitoramento, avaliação e participação social durante as diferentes etapas do processo.

Com estes dois lançamentos, o ITDP Brasil acredita estar contribuindo para a qualificação das políticas urbanas e, consequentemente, para a construção de cidades mais equitativas.

Faça do download do Padrão de Qualidade DOTS 3.0.

Faça o download do Guia de Implementação de Políticas e Projetos de DOTS.  

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content