fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Mobilize Fortaleza reúne especialistas para debater os avanços em mobilidade urbana na capital cearense

Entre os dias 24 e 26 de junho, a cidade de Fortaleza foi palco da quarta edição do MOBILIZE, evento que reúne anualmente especialistas, pesquisadores e lideranças do setor público para discutir boas práticas e iniciativas bem sucedidas em mobilidade urbana sustentável. Em busca de fomentar o debate, a equipe do ITDP Brasil apresentou projetos realizados e moderou alguns painéis de discussão.

A capital cearense foi escolhida para receber o Prêmio Transporte Sustentável e sediar o evento em vista dos recentes avanços e melhorias em suas ruas e sistemas de transporte que têm sido feitas com o objetivo de aumentar a segurança viária e a acessibilidade. Desde 2014, a cidade diminuiu significamente o número de mortes no trânsito, criou um programa de ruas completas, adicionou faixas exclusivas para ônibus, reduziu as emissões de CO2 e melhorou as integrações entre os modais, incluindo a rede cicloviária, o VLT e o ônibus.

O evento foi realizado pelo ITDP em parceria com a Fundação Educacional e de Pesquisas Volvo e reuniu cerca de 200 agentes públicos, pesquisadores e especialistas em planejamento urbano com o objetivo apresentar os avanços de Fortaleza e discutir formas de replicá-los em outras cidades do mundo. Os participantes também puderam conhecer de perto os resultados e os desafios das intervenções e melhorias por meio de visitas técnicas focadas nos sistemas de transportes, na mobilidade a pé e na rede cicloviária.

A participação do ITDP Brasil

Clarisse Cunha Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, foi responsável por mediar o painel do evento público que aconteceu na Universidade de Fortaleza. O encontro discutiu a dinâmica do espaço viário, como as cidades estão reconquistando a rua para as pessoas e entendimento sobre perdedores e vencedores neste processo. Clarisse também moderou o debate com Carol Bezerra, primeira-dama de Fortaleza,e uma das lideranças na agenda da primeira infância no Estado do Ceará. 

No painel “Como criar cidades harmoniosas” Letícia Bortolon, Gerente de Políticas Públicas, abordou os desafios enfrentados por mulheres e crianças em seus deslocamentos com destaque para o estudo lançado pelo ITDP Brasil em 2018 “O Acesso de Mulheres e Crianças à Cidade”. Letícia compartilhou dados sobre a desigualdade na cobertura das infraestruturas de transporte de média e alta capacidade e bicicleta a partir do recorte de gênero, renda e raça.

 

Beatriz Rodrigues, Coordenadora de Transporte Público, introduziu o workshop “Ônibus Rápidos e Confiáveis” que tinha o objetivo de discutir métricas operacionais para avaliar a confiabilidade de um sistema de transporte público por ônibus. A especialista ressaltou a importância da análise inicial sobre confiabilidade sob a ótica do usuário. 

Ana Nassar, Diretora de Programas, moderou o painel “Mobilidade Privada, Interesse Público”, que buscou explorar como as cidades podem apoiar inovações no interesse público sem exceder a regulamentação dos operadores privados.

Danielle Hoppe, Gerente de Transportes Ativos, fez uma apresentação sobre os avanços das políticas públicas voltadas para mobilidade urbana sustentável na capital cearense e compartilhou seus conhecimentos sobre mobilidade ativa e segurança viária a partir de experiências nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Mobilize 2020

No próximo ano, o evento será realizado em Pune, cidade indiana que venceu o Prêmio Transporte Sustentável de 2020 em vista de seu compromisso com modos de transporte sustentáveis, especialmente com investimento significativo na infraestrutura de pedestres. A cidade se tornou uma líder regional em ruas completa projetadas para todos os usuários e não somente para carros, e a expectativa é de que seja investido ainda mais nesse modelo viário.

Confira as fotos do evento em Fortaleza neste link.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content