fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Mobilidade e eleições: como o uso de dados pode qualificar o debate eleitoral

Em meio aos acalorados debates das eleições de 2018, o tema direito à cidade e mobilidade urbana precisa ser encarado com mais seriedade pelos candidatos e candidatos. Em todo o país, o transporte público é distante das pessoas, caro, inseguro e desigual. Todos os dias, trabalhamos para influenciar as discussões sobre políticas urbanas e fornecer dados confiáveis sobre a realidade atual, que permitam aos gestores públicos e à sociedade um debate mais qualificado, que privilegie o interesse público sobre o interesse individual.

Eleições 2014 – Voto em trânsito no IESB, Asa Sul, Brasília.

Durante as eleições não seria diferente. Em parceria com a Purpose Climate Lab, estamos lançando hoje uma campanha de incidência que estará nas redes e na imprensa até o final da corrida eleitoral, dando visibilidade a alguns dados que podem ser apropriados pelas campanhas e traduzidos em metas, em especial pelos(as) candidatos(as) à Presidência, e aos governos do Rio, de São Paulo e Recife. Cabe a estas candidaturas compreender a importância da agenda urbana e discutir a fundo mecanismos de priorização dos investimentos no transporte público, assumir compromisso com a expansão da infraestrutura urbana para os modos ativos e o desestímulo ao uso de automóveis.   

Nestas três cidades, a maior parte da população vive distante das estruturas de transporte de média e alta capacidade: 80% dos habitantes de São Paulo;  77% de Recife e 69% do Rio de Janeiro. Quando os dados são analisados sob a ótica de gênero, renda e raça, a situação é ainda pior. No Recife, 78% das mulheres negras vivem a mais de um quilômetro de qualquer transporte de média e alta capacidade. No Rio de Janeiro, esse percentual é de 73% – e de 72%, no caso de mulheres responsáveis por domicílios com renda inferior a dois salários mínimos. Em São Paulo, 84% e 82%, respectivamente.

“É por este motivo que faz sentido trabalhar em rede, articulando organizações que também atuam na agenda urbana e concentrando esforços para efetivação de um  debate eleitoral mais comprometido com a mobilidade urbana porque queremos transportes públicos mais acessíveis, integrados, inclusivos, sustentáveis e eficientes, cidades mais democráticas e equitativas, oportunidades mais acessíveis”, enfatizou Clarisse Cunha Linke, diretora executiva do ITDP Brasil.

Para promover esta articulação e dar escala aos resultados alcançados com este propósito, as estratégias incluem produção de material como banners, vídeos e infográficos que serão publicados nas redes sociais do ITDP e de parceiros, inserções de artigos na mídia, envio de releases e disparo de newsletters. A campanha utiliza indicadores presentes na plataforma MobiliDADOS, criada pelo ITDP Brasil para promover o uso de dados nos processos de elaboração, participação e controle social de políticas de mobilidade e desenvolvimento urbano.

O ITDP também tem estado atento aos esforços de outras organizações, para que o trabalho em rede seja efetivo e eficiente. No Rio de Janeiro, fazemos parte do conjunto de organizações que apoia a campanha #RioporInteiro lançada pela Cidadania Inteligente e Casa Fluminense. A campanha visa levar propostas de organizações da sociedade civil e pessoas físicas para candidatos ao governo estadual e ao legislativo. Estamos também apoiando a MobiRio na definição de materiais para envio e definição de pautas de roda de discussão com candidatos ao legislativo.

Em São Paulo, apoiamos a iniciativa de uma rede de organizações que está levando carta compromisso para candidatos ao governo estadual, legislativo federal e estadual. Essa iniciativa conta com participação da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo (Cidadeapé), Coletivo Ciclistas de SJC, Coletivo de Ciclistas de Campinas (COCICAM), Coletivo Metropolitano de Mobilidade Urbana (COMMU), Instituto Aromeiazero, Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), BiciMogi e SampaPé!. Também participaremos de debate promovido pela Rede Nossa São Paulo no dia 18 de setembro e apoiamos a ação (des)oscupa da Purpose de uso de vaga de estacionamento durante a semana da mobilidade.

No Recife estamos dialogando com o Observatório do Recife e a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (AMECICLO) sobre forma de subsidiar a sua incidência com base em dados e materiais disponibilizados na MobiliDADOS. Na esfera federal apoiamos a iniciativa Mobildade Ativa na Eleições que unifica propostas de organizações civis de ciclistas e de pedestres, e é coordenada pela SampaPé,  Grupo de Estudos em Transportes da Universidade Federal do Paraná e pela União dos Ciclistas do Brasil.

Assista abaixo os vídeos da campanha. Caso sua organização ou movimento tenha interesse em acessar os dados sobre mobilidade das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, solicite por meio do email mobilidados@itdp.org, ou acesse a MobiliDADOS.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo