fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

MobiliCAMPUS abre inscrições e apresenta novidades

Após o sucesso da MobiliCAMPUS em 2019, que contou com mais de 3000 inscrições, a plataforma de educação à distância criada pelo ITDP Brasil inicia o processo de inscrições para a primeira turma deste ano com novidades. Além da inclusão de novas entrevistas e publicações nas midiatecas, o ambiente virtual de aprendizagem dos alunos foi aprimorado, as videoaulas foram revisadas e um conteúdo inédito sobre mobilidade e primeira infância foi adicionado. 

O novo tópico sobre mobilidade e primeira infância integra o curso de Mobilidade a Pé e aborda como o planejamento urbano precisa estar alinhado às necessidades das crianças e de seus cuidadores. Para Clarisse Cunha Linke, diretora do ITDP e professora da aula, o tema é importante pois apesar dos desafios, o espaço urbano tem potencial para ser um local acolhedor e que proporciona aprendizados para quem transita. “Nossas ruas precisam ter um impacto educador, além de serem confortáveis e estimulantes para as crianças e cuidadores”, declara a especialista. Além de Mobilidade a Pé, a MobiliCAMPUS oferece os cursos de Desenvolvimento Urbano, Mobilidade por Bicicleta e Transporte Público.

A plataforma tem como foco principal a capacitação de gestores e técnicos de políticas urbanas sobre mobilidade urbana sustentável. Somente no ano passado, cerca de 300 representantes da administração pública de todas as regiões do país passaram pela MobiliCAMPUS e foram motivados a pensar sobre a necessidade de criarmos cidades mais integradas, inclusivas, sustentáveis e acessíveis.

"O curso me proporcionou um entendimento mais aprofundado de alguns temas no contexto da mobilidade, o que será muito útil para o meu trabalho junto à Prefeitura do Rio de Janeiro".
Clara Brando
Trabalha com projetos relacionados ao transporte público e mobilidade urbana na Casa Civil
"Me possibilitou entender mais amplamente os sistemas de transporte existentes e formar uma opinião crítica a respeito das decisões tomadas pelo poder público na minha cidade e outras esferas de gestão".
Eveliny dos Santos
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas

Clara e Eveliny fizeram parte das 750 pessoas que tiveram a oportunidade de participar da MobiliCAMPUS, que finalizou o ano de 2019 com 92% de aprovação pelos alunos. Além de estudantes e de integrantes do setor público, os conteúdos também são dedicados a membros dos setores de transportes, tecnologia e mercado imobiliário, além da sociedade civil.

O que a MobiliCAMPUS oferece?

4 cursos apresentados por especialistas do ITDP Brasil que buscam responder aos principais desafios enfrentados hoje nas cidades brasileiras para avançarmos na transição para uma mobilidade urbana mais sustentável e de baixo carbono.

Midiatecas: espaços com conteúdos exclusivos sobre mobilidade urbana sustentável. Nelas estão disponíveis entrevistas, infográficos, bases de dados, publicações do ITDP e de parceiros.

Emissão de certificado gratuito após a realização de todos os cursos.

Fórum para tirar dúvidas com a equipe do ITDP e para conversar com outros estudantes.

Para este ano estão previstas três turmas, e a primeira delas está com inscrições abertas do dia 2 ao dia 15 de março.

Atente-se às datas para realizar a sua inscrição:

  • 2 a 15/03: inscrições abertas no site MobiliCAMPUS
  • 16 a 30/03: enviaremos um email neste período para confirmar o seu interesse na MobiliCAMPUS. Vale lembrar que se o número de inscrições for superior a 300, o ITDP fará um processo de seleção. Este processo tem como objetivo garantir diversidade de setor, gênero, raça e região de origem dos estudantes. Fique atento à sua caixa de entrada, pois em caso de não confirmação, a vaga será cedida a outra pessoa da lista de espera
  • 30/03 a 05/07: período de aulas

Ainda tem dúvidas? Acesse a página de perguntas frequentes sobre a MobiliCAMPUS.

Este projeto é viabilizado por meio do apoio do Itaú, da Fundação Bernard van Leer e do Instituto Clima e Sociedade

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content