Nos últimos anos ficou cada vez mais evidente a urgência de construirmos cidades mais resilientes, integradas, inclusivas e acessíveis, e parte desse desafio está na transição para uma mobilidade urbana mais sustentável e de baixo carbono. Para contribuir com o tema, o ITDP Brasil tem colaborado para a formação da atual e da próxima geração de líderes como foco no aperfeiçoamento em mobilidade urbana sustentável a fim de influenciar o planejamento de cidades e regiões metropolitanas com condições de acesso mais equitativas.
Desde 2019, cerca de oito mil pessoas se candidataram para as turmas da MobiliCAMPUS e quase três mil foram selecionadas para fazer realizar os cursos oferecidos. Somente no ano passado foram mais de 1.800 inscrições. Dos mil estudantes selecionados, aproximadamente 32% eram do poder público. A plataforma também alcançou estudantes de 169 cidades na segunda turma de 2021, localizadas nas cinco regiões brasileiras e no exterior, um recorde desde o seu lançamento.
A plataforma oferece cinco cursos: Desenvolvimento Urbano, Mobilidade a Pé, Mobilidade por Bicicleta, Transporte Público e Gestão da Mobilidade. Esse último, adicionado em 2021, trata do controle de automóveis em áreas urbanas e visa compreender os problemas vinculados ao modelo de mobilidade atual que favorece historicamente o transporte individual motorizado.
O conteúdo dos cursos e dos materiais complementares estão sempre sendo atualizados e procuram responder às principais questões ligadas ao tema da mobilidade. Por isso, em 2021 também foi adicionado um módulo sobre mobilidade e mudanças do clima na grade curricular. As aulas se propõem a debater como o setor de mobilidade urbana contribui para as emissões de gases de efeito estufa, além de estratégias de mitigação e adaptação à mudança do clima.
Além das aulas elaboradas por especialistas, a plataforma oferece gratuitamente materiais de referência sobre os temas e um fórum para esclarecer dúvidas e trocar informações com outros estudantes e com a equipe do ITDP Brasil. E ainda há emissão de certificado após a conclusão dos cursos.
Em 2022, a plataforma tem como meta atingir mil estudantes, sendo pelo menos 30% oriundos do poder público. Deste total de estudantes, 700 serão selecionados regularmente e 300 serão indicados por parceiros institucionais do ITDP. Importante ressaltar que os estudantes regulares serão selecionados por meio de critérios voltados à promoção da diversidade em termos de gênero, raça/cor e região.
Os cursos são voltados para todas as pessoas interessadas no tema da mobilidade urbana: desde gestores e técnicos que atuam no setor público com o planejamento urbano e de mobilidade, até estudantes e professores acadêmicos, membros de organizações da sociedade civil, profissionais de comunicação e atuantes no setor privado em empresas de transporte, tecnologia, engenharia consultiva e incorporação imobiliária. O único pré-requisito é o desejo de promover transformações nas nossas cidades.
MobiliCAMPUS Alumni
Outro ganho importante da plataforma é a formação da rede alumni, um espaço dedicado totalmente a ex-estudantes que completaram os cursos e emitiram o certificado de conclusão. A iniciativa nasceu do desejo de fortalecer ainda mais a rede de estudantes e promover uma formação continuada sobre mobilidade urbana sustentável em torno da plataforma. Já são mais de mil pessoas que continuam se capacitando com a MobiliCAMPUS mesmo após a finalização dos cursos.
O espaço alumni oferece as apresentações das aulas dos cursos, as referências bibliográficas e permite que os estudantes continuem em contato com as midiatecas da plataforma, que possuem um acervo com infográficos, base de dados e mais de 40 vídeos com diversos especialistas que tratam sobre os variados temas relacionados à mobilidade urbana sustentável. Além disso, no ano passado foram oferecidos também três webinários exclusivos.
O primeiro apresentou as inovações que Boa Vista e Fortaleza estão executando para a criação de um espaço urbano mais seguro, confortável e estimulante para a mobilidade e o desenvolvimento de crianças na primeira infância. Já o segundo refletiu sobre como adaptar os transportes para reduzir as emissões de GEE e proteger as comunidades vulneráveis diante da crise climática em áreas urbanas. O último webinário, além de ser dedicado aos ex-estudantes, também foi aberto ao público geral e abordou como a cidade de São José dos Campos tem avançado na implementação de estratégias de gestão da mobilidade.
Quer fazer parte dessa rede? Fique ligado:
- 07/03 a 20/03: inscrições abertas no site MobiliCAMPUS;
- 21/03 a 03/04: envio de e-mail para confirmação de interesse. Em caso de não confirmação, a vaga será cedida a outra pessoa da lista de espera;
- 04/04 a 04/09: período de aulas
Ainda tem dúvidas? Acesse a página de perguntas frequentes sobre a MobiliCAMPUS.