fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Mais interativa, informativa e navegável. Conheça a nova versão da MobiliDADOS

A MobiliDADOS, plataforma do ITDP que apresenta indicadores e dados abertos com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de políticas de mobilidade urbana sustentável, ganhou uma nova versão. Agora, além de indicadores atualizados para as 27 capitais e 9 regiões metropolitanas do país, a plataforma oferece uma biblioteca informativa, mais interatividade no uso dos mapas, mais segurança para acessar a base de dados e conta com novos parceiros.

A biblioteca é atualizada semanalmente com notícias que tratam de mobilidade urbana e dados.

Narrativas sobre indicadores e mobilidade urbana

Um dos novos destaques da atualização é a biblioteca, que apresenta as publicações do ITDP, parceiros e outras iniciativas que usam indicadores para construir narrativas que promovem a mobilidade sustentável. Outra novidade é que a plataforma está sendo atualizada semanalmente com notícias que tratam do tema, além de incluir reportagens que utilizaram a MobiliDADOS como fonte. 

Mais interatividade

A visualização dos mapas por região metropolitana e por capital está mais interativa. Ao navegar, é possível consultar dados por setor censitário e identificar as estações de transporte.

Novidades na base de dados

A navegabilidade da base de dados também foi aprimorada. Agora ela é acessada por meio de login e senha com o objetivo de fornecer mais segurança e facilitar a navegação dos usuários que utilizam a plataforma com frequência. Também é possível acessar todos as categorias de dados disponibilizados numa mesma página com mais facilidade, como dados brutos e indicadores, dados georreferenciados da infraestrutura de transporte e das cidades e regiões metropolitanas.

A plataforma ainda permite que o usuário defina qual o tipo de visualização de mapa de sua preferência, como demonstrado abaixo:

Todos os indicadores foram atualizados, considerando a disponibilidade de bases de dados para apuração dos indicadores. Além disso, a composição de duas regiões metropolitanas foi atualizada. A região metropolitana do Recife foi atualizada com a inclusão de Goiana. Outro local que recebeu alterações foi a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal, que conta agora com 11 novos municípios. Para ambas as regiões, foi considerada a série histórica dos indicadores com base na composição mais recente.

Novos parceiros

Desde 2017, a MobiliDADOS conta com uma rede de parceiros que contribuem de diversas formas, e agora também fazem parte o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Bike Anjo e a União de Ciclistas do Brasil (UCB). Os novos integrantes somam-se à Ameciclo, Casa Fluminense, Habitat Geoambiental, Instituto Energia e Meio Ambiente (IEMA) e o Movimento Nossa BH.

Acesse a MobiliDADOS e confira as novas atualizações: mobilidados.org.br

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content